Arquitetura e Engenharia Estrutural: uma sinergia necessária no país com maior atividade sísmica no mundo

Este post é apresentado por Bming, empresa com mais de 20 anos de experiência em engenharia estrutural, especialista em gerar soluções construtivas para projetos de grande escala, incorporando novas tecnologias em estruturas de aço.

A realização de um projeto é possível graças à integração de múltiplas disciplinas, como a arquitetura e a engenharia estrutura, sendo o apoio e assessoria desde o início do projeto as bases para que uma estrutura seja segura e coerente com o desenho arquitetônico.

Neste sentido, Alex Brahm, arquiteto da Pontificia Universidad Católica de Chile, garante que no escritório + arquitectos “tentamos ser muito simples e incorporamos os conceitos estruturais básicos desde o inicio do estudo. Isto faz com que a relação posterior com a engenharia seja mais fluida".

Edifício de Escritórios Lo Fontecilla / + arquitect. Imagem Cortesia de Bming

É assim que o desafio de conseguir que a arquitetura com o cálculo funcionem no mesmo sentido - e que não se transforme numa espécie de disputa entre profissionais - se baseia em "conseguir essa harmonia e focar no mesmo resultado, tarefa que com BMing acaba sendo bastante conveniente", segundo Brahm. 

O rigor de desenho dos projetos é a principal preocupação dos arquitetos, já que em muitos casos, os edifícios sofrem importantes mudanças do ponto de vista arquitetônico devido à uma coordenação e revisão inadequada de ambas as partes, o que pode chegar a alterar não apenas a imagem, mas também a funcionalidade e objetivos arquitetônicos. "Na BMing, tratamos, dentro do possível, de respeitar a arquitetura original, ainda que isto signifique análises maiores e maior tempo de desenvolvimento, ou propormos soluções que são elegíveis para a arquitetura. No fundo o engenheiro estrutural deve estar a serviço do arquiteto, deve o aconselhar corretamente para uma estrutura adequada".

Cabe destacar que + arquitectos e BMing, têm desenvolvido projetos importantes no conjunto, que segundo Brahm se caracterizaram porque "tentam compreender qual é a ideia arquitetônica e da estrutura que existe por trás, propondo soluções ou melhorias, sem desviar da linha de projeto que estava previamente planejada, e isso faz com que as coisas funcionem mais facilmente". 

Edifício de Escritórios Lo Fontecilla / + arquitect. Imagem Cortesia de Bming

Entre os projetos mais recentes que desenvolveram ambos escritórios em conjunto, destaque para o Edifício de Escritórios Lo Fontecilla, localizado em Las Condes, em Santiago do Chile. Na base desta edificação, uma grande galeria coberta de 90 m de comprimento com um balanço de 4,5 m incorpora o edifício na cidade. "É um volume fundamental e bastante simples, sendo nada mais do que um paralelepípedo que parece flutuar sobre uma superfície envidraçada, na qual a estrutura vertical é trazida para o pavimento térreo, onde se perde. Os pilares estruturais estão escondidos, o que resulta em um edifício que está suspenso sobre uma caixa de vidro ", diz Brahm.

Outra característica importante deste edifício, é a aplicação de proteções solares nas fachadas, as quais diminuem o excessivo calor por radiação, e mantém uma condição de conforto em seu interior, o que aumenta a economia de energia, uma vez que a temperatura interna diminui e com ela, a necessidade de equipamentos de ar condicionado. 

Edifício de Escritórios Lo Fontecilla / + arquitect. Imagem Cortesia de Bming

Enquanto a projetos que se encontram em desenvolvimento, podemos mencionar a Fábrica da Cervejaria Kross. Neste interessante projeto industrial, o principal requisito corresponde criar um lay-out muito flexível para efeitos de processo e crescimento futuro da Fábrica.

Considerando esta fábrica, o objetivo de desenho do projeto foi "conseguir um espaço onde existam as menores interferências possíveis, e neste sentido enquanto menos pilares internos houverem, teremos mais flexibilidade para modificar processos, substituir equipes, crescer e gerar facilidades no fazer industrial", assegura o sócio de +arquitectos.

“Trabalhamos com estruturas mais robustas que o habitual neste edifício, porque permitem um melhor funcionamento dos processos internos, produto de ter superfícies libres de pilares no interior. Neste ponto é importante a contribuição da engenharia estrutural, já que a superfície livre de pilares deve ser mais econômica”, explica Maccioni.

Fábrica da Cervejaria Kross / + arquitectos. Montaje. Imagem Cortesia de Bming

Além disto, o engenheiro acrescenta que como solução, procurou-se uma estrutura metálica com vigas celulares expandidas de alta resistência, com o objetivo de obter estruturas econômicas de grandes vigas, que ao mesmo tempo reduzem de maneira significativamente o custo da proteção contra incêndio, que é um item importante no custo total do edifício. Estas vigas, de secção transversal duplo-T, permitem curvas em sua longitude sem necessidade de aplicar esforços que modifiquem as características do aço, o que se alinha perfeitamente com o anteprojeto arquitetônico de um edifício de estruturas robustas e com uma curva suave.

Outro fator importante é permitir o trânsito pelo interior da fábrica sem afetar o processo ou gerar contaminação ao produto. A solução aplicada a esta problemática foi o desenho de um sistema de passarelas elevadas, fechadas com vidro em sua maioria, característica arquitetônica que garante segurança ao processo da cerveja, permitindo que as pessoas se movam no segundo pavimento, suporte que além disto, servirá para alojar os sistemas de tubulação.

Para mais informações acesse a seção "contato" na página da BMing.

Sobre este autor
Cita: Tomás, José. "Arquitetura e Engenharia Estrutural: uma sinergia necessária no país com maior atividade sísmica no mundo" [Arquitectura e Ingeniería Estructural: Una sinergia necesaria en el país de mayor sismicidad del mundo] 04 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/615654/arquitetura-e-engenharia-estrutural-uma-sinergia-necessaria-no-pais-com-maior-atividade-sismica-no-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.