Bienal de Veneza 2014: Estônia apresenta a exposição "Interspace"

O surgimento da internet mudou radicalmente o modo como habitamos o espaço. Duas pessoas podem estar presentes na mesma sala de chat ou fórum de rede social estando fisicamente a milhares de quilômetros de distância uma da outra. Para a Bienal de Veneza 2014, o pavilhão da Estônia focará em como esta mudança se aplica na prática da arquitetura. Intitulada "Interspace", a exposição será composta por um único ambiente que mostrará, através de meios digitais, o ato físico de criar um lugar.

Duas paredes opostas da exposição serão usadas para a projeção de imagens da cidade de Talinn, na Estônia. Essa antiga área militar foi lugar de uma série de intervenções arquitetônicas que visavam torná-la mais acessível ao público. Uma parede do pavilhão mostrará como como os espaços da cidade deveriam ser usados segundo a visão dos arquitetos, enquanto que a parede oposta mostrará como o público se apropriou desses espaços e como estes são utilizados hoje. O espaço entre essas paredes é, segundo a explicação dos arquitetos, "uma negociação entre dois - um espaço de ambiguidade autoral."

O chão do espaço de exposição mapeará os passos dos visitantes, mostrando seus trajetos no espaço. Isso criará um mapa de registro de onde se concentram a maior parte dos visitantes e por onde eles passaram.

Diagrama do piso. Imagem © Johanna Jõekalda, Johan Tali, Siim Tuksam

Para enfatizar a natureza díptica da exposição, Interspace contará com um pavilhão virtual que poderá ser acessado a partir de 5 de junho no site www.enterinterspace.ee.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walker, Connor. "Bienal de Veneza 2014: Estônia apresenta a exposição "Interspace"" [Venice Biennale 2014: Estonia's "Interspace" Exhibition] 31 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/611139/bienal-de-veneza-2014-estonia-apresenta-a-exposicao-interspace> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.