O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. AD Brasil Entrevista: Mario Figueroa / figueroa.arq

AD Brasil Entrevista: Mario Figueroa / figueroa.arq

AD Brasil Entrevista: Mario Figueroa / figueroa.arq

Mario Figueroa é o arquiteto convidado desta vez na série AD Brasil Entrevista. Nascido no Chile e brasileiro de formação, Figueroa se formou na PUC de Campinas nos anos 80 e concluiu seu doutorado na USP em 2002.

Atualmente um dos mais proeminentes profissionais do Brasil, com ativa participação em diversos concursos, Mario Figueroa concilia o ofício de arquiteto e urbanista com a vida acadêmica, atuando como professor na Escola da Cidade, na Faculdade de Arquitetura do Mackenzie e coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado).

Proposta para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015 . Image © figueroa.arq Museu da Memória . Image © Cristobal Palma Ponte e Passarela em Blumenau. Image Cortesia de  Cortesia Estudio America Complexo Hotel Paineiras. Image Cortesia de  Cortesia Estudio America + 6

Sócio do escritório figueroa.arq juntamente com Letícia Tamisari e Marcus Vinicius Damon, Mario se mostra um arquiteto cada vez mais preocupado com o processo de projeto - em lugar do objeto construído -, salientando a importância da montagem das equipes que desenvolverão cada trabalho. Neste sentido, mostra-se satisfeito com sua participação como professor, condição que o ajuda a selecionar seus futuros companheiros de trabalho. Segundo o arquiteto, grande parte dos profissionais que já trabalharam com ele foram, em algum momento, seus alunos.

A interdisciplinaridade é um aspecto fundamental no processo de trabalho de seu escritório, cada projeto é desenvolvido por uma equipe formada por pessoas de diversas áreas que, em geral, participam desde o início do processo, sendo, ao fim, coautoras da obra.

Sobre o escritório figueroa.arq

Apesar de criada apenas em 2012, a figueroa.arq nasce de uma experiência acumulada pelos seus profissionais em mais de duas décadas, tanto da prática profissional como da vida acadêmica. Durante este período, o exercício de distintas formas de associação com colegas, colaboradores e outras empresas consolidaram no grupo de arquitetos associados a crença no processo coletivo multidisciplinar como caminho a ser adotado para a prática cotidiana do ofício.

Nesse sentido a figueroa.arq tem por essência o comprometimento por um processo intelectual criativo e aberto que busca de maneira investigativa: debater, desenhar e construir arquiteturas com responsabilidade social e ambiental pautadas no objetivo de atender de maneira plena as demandas contemporâneas solicitadas pela sociedade.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "AD Brasil Entrevista: Mario Figueroa / figueroa.arq" 28 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/603534/ad-brasil-entrevista-mario-figueroa-slash-figueroa-dot-arq> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nosso Canal de YouTube