O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "Submarine Lighthouse" - plataformas de petróleo transformadas em arranha-céus submarinos

"Submarine Lighthouse" - plataformas de petróleo transformadas em arranha-céus submarinos

"Submarine Lighthouse" - plataformas de petróleo transformadas em arranha-céus submarinos
"Submarine Lighthouse" - plataformas de petróleo transformadas em arranha-céus submarinos, Prancha. Cortesia de Pablo Schaelchli e Fabián Cordero
Prancha. Cortesia de Pablo Schaelchli e Fabián Cordero

Entre os vencedores da última competição eVolo Skyscraper, organizada pela  eVolo Magazine desde 2006, está o projeto dos estudantes Pablo Schaelchli e Fabián Cordero - da Universidad de Chile - intitulado Submarine Lighthouse, que propõe  a transformação das plataformas de petróleo abandonadas em verdadeiros arranha-céus submarinos.

Veja o projeto e um vídeo explicativo a seguir.

Submarine Lighthouse foi desenvolvido por Schaelchli e Cordero no ateliê de concursos da Universidad de Chile, a cargo do arquiteto Alberto Fernández, juntamente com Francisco Moure e Jorge Insulza, etal como explicam os estudantes no memorial, "a escassez de solo é iminente, sendo este um recurso cada vez mais valioso no qual tanto as construções quanto a exploração de recursos naturais refletem uma crise ecológica e social, como se percebe no caso das favelas. E no caso das cidades, consome-se expansivamente o solo como recurso, de modo que, quando construímos sobre ele, o recurso se perde. 

"Paralelamente, a contínua extração de combustíveis fósseis e o esgotamento das reservas já ocasionou  o abandono de mais de 800 plataformas de petróleo em todo o mundo. "

"Além disso, o nível do mar está aumentando, e isso intensifica o problema da escassez de solo. O futuro desaparecimento das cidades, somado ao esgotamento dos combustíveis fósseis, convergirá para uma crise ainda maior."

Apresentação 12. Cortesia de Pablo Schaelchli e Fabián Cordero
Apresentação 12. Cortesia de Pablo Schaelchli e Fabián Cordero

"Com Submarine Lighthouse propomos uma solução para hoje e amanhã, oferecendo solo e habitação  para as atuais e futuras gerações, configurando um marco e ponto de partida para povoar a superfície e profundezas do mar."

"Para viabilizar a proposta, aproveita-se a situação de abandono das plataformas petrolíferas, já que estas apresentam grande estabilidade e verticalidade. Tais qualidades permitirão povoar o mar nas duas dimensões (vertical e horizontal).Por ser uma grande fonte de energia e alimentos, o oceano  se converterá no novo território, propiciando toda uma nova vida submarina."

Apresentação 14. Cortesia de Pablo Schaelchli e Fabián Cordero
Apresentação 14. Cortesia de Pablo Schaelchli e Fabián Cordero
Apresentação 17. Cortesia de Pablo Schaelchli e Fabián Cordero
Apresentação 17. Cortesia de Pablo Schaelchli e Fabián Cordero

"Este novo cenário será construído a partir das Submarine Lighthouse, que, como insinua seu nome, serão torres submersas que delimitarão espaços habitáveis e proporcionarão luz e solo sobre a superfície, convertendo-se em uma nova forma de habitar o novo mundo."

Apresentação 10. Cortesia de Pablo Schaelchli e Fabián Cordero
Apresentação 10. Cortesia de Pablo Schaelchli e Fabián Cordero
Cita: Valencia, Nicolás. ""Submarine Lighthouse" - plataformas de petróleo transformadas em arranha-céus submarinos" ["Submarine Lighthouse": proponen reutilizar plataformas petrolíferas como rascacielos submarinos] 25 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/603457/submarine-lighthouse-plataformas-de-petroleo-transformadas-em-arranha-ceus-submarinos> ISSN 0719-8906
Ler comentários