O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Casas Origami de Papel: habitações experimentais

Casas Origami de Papel: habitações experimentais

Casas Origami de Papel: habitações experimentais
Casas Origami de Papel: habitações experimentais, Cortesia de Architecture Global Aid
Cortesia de Architecture Global Aid

O projeto experimental Casas Origami de Papel, dos arquitetos do Architecture Global Aid / AGA, é uma ideia que surgiu da necessidade de buscar alternativas ao projeto "Origami Houses", construído em madeira no Japão. Em resposta às limitações econômicas dos sem teto, os arquitetos escolheram como material construtivo o papelão. A construção das cinco primeiras casas de papel foi realizada no  Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid(COAM); estas ficaram, então, expostas no  Colegio Oficial de Arquitectos de Jaén (COAJ) para depois serem doadas à Prefeitura de Lorca, região espanhola conhecida por sua forte atividade sísmica que, em novembro de 201,1 foi assolada por um terremoto que tirou o lar de muitos de seus habitantes. 

Cortesia de Architecture Global Aid Cortesia de Architecture Global Aid Cortesia de Architecture Global Aid Cortesia de Architecture Global Aid + 33

Descrição dos arquitetos. Pensamos no projetos destas casas na escala humana, com aberturas de luz na cobertura que tornam o espaço interno habitável. A espessura do papelão utilizado é suficiente para sustentar seu peso e altura sem a necessidade de reforços laterais para neutralizar a flambagem.

Cortesia de Architecture Global Aid
Cortesia de Architecture Global Aid

Sua leveza e espaço interno proporcionam ao usuário um lugar de intimidade em caso de emergência; esta que é a principal necessidade humana depois de alimentos e água em situações de desastres. 

Cortesia de Architecture Global Aid
Cortesia de Architecture Global Aid

As casas Origami Paper Houses recibem seu nome a partir da técnica japonesa do origami, que transforma elementos bidimensionais em tridimensionais através de dobras e composições com papel. Neste projeto, a decisão de dividir as casas em várias peças ocorreu em função da construção intuitiva e fácil para todas as idades, o que não teria sido viável se as casas tivessem partido de uma única peça dobrada.

Cortesia de Architecture Global Aid
Cortesia de Architecture Global Aid

Graças a esse desenho, as peças são construídas em três minutos, e desmontadas em outros três, facilitando o armazenamento dos elementos construtivos dentro de caixas.

Cortesia de Architecture Global Aid
Cortesia de Architecture Global Aid

A construção do projeto de cinco casas de papel foi realizada para o Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid (COAM), que recebeu as casas numa exposição que ficou em cartaz de 18 de março a 11 de abril. No dia 30 de abril as casas foram para Colegio Oficial de Arquitectos de Jaén (COAJ), a partir de onde serão encaminhadas para a Prefeitura de Lorca. 

Diagrama
Diagrama

Mais informações aqui.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Tomás, José. "Casas Origami de Papel: habitações experimentais" [Casas Origami de Papel: viviendas experimentales en Japón] 22 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602228/casas-origami-de-papel-habitacoes-experimentais> ISSN 0719-8906