Bienal de Veneza 2014: Paraguai apresentará uma estrutura tensionada através do peso da água

Paraguai significa "água que corre em direção ao mar" em Guarani, língua nativa da região. Não é estranho, então, que a proposta do Paraguai para a Bienal de Veneza 2014 utilize água como principal elemento estrutural. Intitulado "Aqua Alta", o pavilhão paraguaio responde ao foco da Bienal afirmando que a arquitetura moderna deve alcançar mais com menos.

Modelo estrutural. Cortesia de Javier Corvalan + Colectivo Aqua Alta

O curador do pavilhão, Sergio Ruggeri comenta: "A modernidade é uma tensão, uma vontade de mudar. Em uma sociedade onde os resíduos são um problema, particularmente em um contexto onde os recursos são escassos, a arquitetura deve buscar o mínimo possível para obter o resultado máximo através da pesquisa tecnológica, espacial e estética, que ocasionam tensões no sentido de uma síntese entre estrutura, função e forma....as quais cultivam [um] estado de Modernidade." Com isso em mente, os arquitetos Javier Corvalan + Colectivo Aqua Alta projetaram uma série de cascos de madeira curvados, formados epenas através da tensão que a carga da água exerce no material.

Detalhe da bolsa d'água que exerce tensão na superfície da madeira. Cortesia de Javier Corvalan + Colectivo Aqua Alta

Estes cascos, embora por si só representem impressionantes elementos estruturais, serão usados como conchas acústicas para receber apresentações de orquestras. A equipe planeja inaugurar o pavilhão com uma apresentação da orquestra H2O. 

Veja o vídeo a seguir para saber mais sobre como são construídas estas intrigantes estruturas. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walker, Connor. "Bienal de Veneza 2014: Paraguai apresentará uma estrutura tensionada através do peso da água" [Venice Biennale 2014: Paraguay to Submit Tensile Water Structure] 10 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601544/bienal-de-veneza-2014-paraguai-apresentara-uma-estrutura-tensionada-atraves-do-peso-da-agua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.