O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Estaria a Itália saturada de arquitetos? (A proporção de arquitetos por habitantes em cada país)

Estaria a Itália saturada de arquitetos? (A proporção de arquitetos por habitantes em cada país)

Estaria a Itália saturada de arquitetos? (A proporção de arquitetos por habitantes em cada país)
Estaria a Itália saturada de arquitetos? (A proporção de arquitetos por habitantes em cada país), Cortesia de Monditalia Twitter Page, https://twitter.com/monditalia
Cortesia de Monditalia Twitter Page, https://twitter.com/monditalia

Recentemente a Monditalia - uma das três exposições sendo preparadas para a Bienal de Veneza deste ano  - divulgou um pequeno gráfico que mostra o número de arquitetos por habitantes em 36 países.

O gráfico mostra que a Itália tem uma porcentagem surpreendentemente alta de arquitetos em sua população: de cada 414 italianos, um é arquiteto. Segundo o gráfico, Portugal, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Espanha e Grécia apresentam, todos, proporções maiores que um arquiteto para cada mil habitantes. Já no Brasil a proporção é de um arquiteto para cada 2.500 habitantes. No final da lista temos a China, com apenas um arquiteto para cada 40 mil pessoas. 

É claro que, por ser apenas um gráfico divulgado via twitter (mais informações serão, sem dúvida, divulgadas quando a Bienal for aberta em junho), uma série de questionamentos podem ser feitos em relação a estes dados (quais as fontes destas estatísticas? Seriam precisas?). Contudo, o simples gráfico já levanta uma infinidade de questões interessantes. 

Sob o foco da recessão europeia, temos abordado bastante o tema dos mercados saturados de arquitetos, bem como a questão das grandes migrações destes profissionais para outras regiões do globo. Contudo, este gráfico nos permite analisar a questão de um modo diferente: existe uma "proporção ideal" de arquitetos por habitantes? E, se houver, qual seria? 1:2.500, como no Brasil? 1:40.000, como na China? Quantos arquitetos são necessários? Além disso, deveria a proporção ser alterada de acordo com o crescimento ou estagnação econômica? Deveríamos tentar controlar o número de estudantes de arquitetura para manter a "proporção ideal"?

Deixe suas opiniões sobre o gráfico e sobre os questionamentos levantados na seção de comentários abaixo.

Cita: Quirk, Vanessa. "Estaria a Itália saturada de arquitetos? (A proporção de arquitetos por habitantes em cada país)" [Does Italy Have Way Too Many Architects? (The Ratio of Architects to Inhabitants Around the World)] 01 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601361/estaria-a-italia-saturada-de-arquitetos-a-proporcao-de-arquitetos-por-habitantes-em-cada-pais> ISSN 0719-8906