Arquitetura e Paisagem: Praça Andaro construída a partir de resíduos ferroviários, por CANO | VERA Arquitectura

Como abordar uma tipologia tão restrita como a de uma praça comercial em um contexto onde a primeira intuição é conservar a natureza existente? Este projeto do estúdio mexicano CANO | VERA Arquitectura teve seu início a partir desta mesma pergunta e desenvolveu a ideia clara de entrelaçar a arquitetira com a natureza. As árvores existentes no centro da praça ditaram a disposição dos edifícios ao redor de um rio sazonal que corre ao longo do terreno, a criação de praças alternadas para que todos os espaços comerciais estejam ligados a um espaço externo e a utilização de pérgolas externas feitas com madeira reutilizada de dormentes ferroviários.

Mais detalhes a seguir.

Arquitetura e Paisagem: Praça Andaro construída a partir de resíduos ferroviários, por CANO | VERA Arquitectura - Mais Imagens+ 15

© Rafael Gamo

Os edifícios se localizam em ambos os lados das árvores e foram deslocados para criar uma série de pátios que permitem a relação entre espaços internos e externos. Um jogo alternado de cheios e vazios, de construção e natureza. 

© Rafael Gamo

Os materiais também foram escolhidos em função disso. Estruturas metálicas que remetem à verticalidade das árvores circundantes, pérgolas feitas com dormentes de madeira que controlam a iluminação e temperatura, agindo como filtros  de luz e fazendo com que a floresta se mescle aos edifícios. 

Corte
Corte

Estes elementos todos circundam a parte mais importante do projeto: a criação de um rio sazonal que cruza o terreno. Este é o centro do conjunto, que agrupa todos os espaços e por onde todos os visitantes circulam. Um aspecto fundamental do projeto é que ele se abre para a vitalidade comercial da região onde se localiza, a proposta se torna uma extensão da área comercial, um oásis urbano. 

© Rafael Gamo

O objetivo do projeto era gerar um equilíbrio delicado onde todos os elementos estivessem unidos e onde uma tipologia com regras tão estabelecidas pudesse se flexibilizar e enriquecer a partir da convivência equilibrada com seu próprio contexto. 

© Rafael Gamo

Arquitetos: CANO | VERA arquitectura
Localização: Avenida del Carmen Lote 33 Sección Jardines, Avándaro, México.
Arquitetos responsáveis: Juan Carlos Cano e Paloma Vera
Ano do projeto: Junho - dezembro de 2012
Ano da construção: Janeiro - Novembro de 2013
Área Construída: 2.000 m²
Colaboradores: Javier Haghenbeck, Juan Carlos López Trujillo, Lucía Martín López, Emma Brecher, Fátima Negrete e Juan Vázquez
Paisagismo: ENTORNO Taller de paisaje (Tonatiuh Martínez e Hugo Sánchez)
Projeto estrutural: Juan Felipe Heredia
Construção: Mario Benavides e Octavio Martínez
Mestre de obras: Silvano Monsalvo
Fotografias: Rafael Gamo

Esquema

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Arquitetura e Paisagem: Praça Andaro construída a partir de resíduos ferroviários, por CANO | VERA Arquitectura" [Arquitectura y Paisaje: Plaza Andaro construida con desechos ferroviarios por CANO | VERA Arquitectura] 01 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601358/arquitetura-e-paisagem-praca-andaro-construida-a-partir-de-residuos-ferroviarios-por-cano-vera-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.