Restauro da Vila de Paranapiacaba terá início no segundo semestre deste ano

Contemplado com financiamento do PAC Cidades Históricas, o restauro da Vila de Paranapiacaba, em Santo André - SP, terá início no segundo semestre deste ano.Dos 44 municípios, a Vila receberá o maior número de intervenções: R$ 42,4 milhões do governo federal que serão empregados quase integralmente no restauro de 100% das casas de madeira da vila.

Ao todo, serão 250 intervenções, o que requer um extenso detalhamento de projeto, como lembra o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio.

A liberação da verba do PAC Cidades Históricas foi feita pela presidente Dilma Rousseff em 21 de agosto de 2013. Além dos R$ 42,4 milhões, a Vila conquistou outros recursos do PAC para melhorias em mobilidade urbana e habitação.

Para a restauração, foram aprovadas as recuperações de imóveis representativos do modo de vida inglês e do patrimônio ferroviário. A Vila, a 50 quilômetros da capital paulistana, surgiu a partir de 1860, com o acampamento dos trabalhadores da construção da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que ligaria o porto de Santos ao Planalto. A ferrovia entrou em funcionamento em 1867, impulsionando o transporte de café, até então transportado em lombo de burros, numa viagem que demorava dias.

Localizada no território de Santo André, a Vila foi adquirida pela Prefeitura em 2002, que desde então responde pelo cuidado ao patrimônio histórico e ambiental.

Via ABCD Maior

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Restauro da Vila de Paranapiacaba terá início no segundo semestre deste ano" 22 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601237/restauro-da-vila-de-paranapiacaba-tera-inicio-no-segundo-semestre-deste-ano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.