O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Restauro da Vila de Paranapiacaba terá início no segundo semestre deste ano

Restauro da Vila de Paranapiacaba terá início no segundo semestre deste ano

Restauro da Vila de Paranapiacaba terá início no segundo semestre deste ano
Restauro da Vila de Paranapiacaba terá início no segundo semestre deste ano, Courtesy of wikimedia
Courtesy of wikimedia

Contemplado com financiamento do PAC Cidades Históricas, o restauro da Vila de Paranapiacaba, em Santo André - SP, terá início no segundo semestre deste ano.Dos 44 municípios, a Vila receberá o maior número de intervenções: R$ 42,4 milhões do governo federal que serão empregados quase integralmente no restauro de 100% das casas de madeira da vila. 

Ao todo, serão 250 intervenções, o que requer um extenso detalhamento de projeto, como lembra o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio.

A liberação da verba do PAC Cidades Históricas foi feita pela presidente Dilma Rousseff em 21 de agosto de 2013. Além dos R$ 42,4 milhões, a Vila conquistou outros recursos do PAC para melhorias em mobilidade urbana e habitação. 

Para a restauração, foram aprovadas as recuperações de imóveis representativos do modo de vida inglês e do patrimônio ferroviário. A Vila, a 50 quilômetros da capital paulistana, surgiu a partir de 1860, com o acampamento dos trabalhadores da construção da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que ligaria o porto de Santos ao Planalto. A ferrovia entrou em funcionamento em 1867, impulsionando o transporte de café, até então transportado em lombo de burros, numa viagem que demorava dias.

Localizada no território de Santo André, a Vila foi adquirida pela Prefeitura em 2002, que desde então responde pelo cuidado ao patrimônio histórico e ambiental. 

Via ABCD Maior

Cita: Romullo Baratto. "Restauro da Vila de Paranapiacaba terá início no segundo semestre deste ano" 22 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601237/restauro-da-vila-de-paranapiacaba-tera-inicio-no-segundo-semestre-deste-ano> ISSN 0719-8906