Neighborhood Postcard Project: Uma iniciativa para mudar a percepção que se tem de um bairro

Quando perguntados sobre o que gostariam de melhorar em seu bairro, os habitantes mais jovens de Bayview, São Francisco (EUA), responderam que o melhor a se fazer seria mudar a percepção que os cidadãos de outros bairros têm a respeito de Bayview.

Esse acontecimento foi o que motivou a criação do Neighborhood Postcard Project, um projeto do artista estadunidense Hunter Franks que busca acabar com os preconceitos que existem dentro da cidade e criar um sentido comunitário. Para isso, Franks criou um sistema de consiste em que os habitantes dos bairros vulneráveis enviem postais a outros bairros da cidade, contanto suas histórias ou explicando a importância de determinados locais, como ruas, mercados, feiras, etc.

Mais informações a seguir.

O projeto surgiu quando Franks trabalhava no Escritório de Inovação Cidadã em São Francisco (EUA) e percebeu que, embora a delinquência e a violência fossem aspectos reconhecidos pelos habitantes de Bayview, estes se sentiam afetados pelas opiniões negativas dos moradores de outros bairros a respeito de Bayview.

Os postais, além de contar as histórias, mostram um lugares do bairro e são enviados aleatoriamente às residências de bairros mais ricos.

Alguns dos bairros que já implementaram esse projeto são Hamilton Heights (Nova Iorque), Mount Pleasant (Washington) e Tenderloin (São Francisco), entre outros.

Visando ampliar esta iniciativa, a página do Bairro Postal disponibiliza para download um “kit” com exemplos de postais.

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Constanza Martínez Gaete. "Neighborhood Postcard Project: Uma iniciativa para mudar a percepção que se tem de um bairro" 22 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601234/neighborhood-postcard-project-uma-iniciativa-para-mudar-a-percepcao-que-se-tem-de-um-bairro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.