
-
Arquitetos: Foster + Partners
- Área: 14700 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Nigel Young / Foster + Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os primeiros moradores já se mudaram para o Grand Bayview Qianhai, um novo tipo de edifício voltado especialmente para profissionais que levam um estilo de vida intensamente focado no trabalho. Projetado pelo escritório Foster + Partners, o conjunto é formado por duas torres conectadas, dispostas em formato de leque para otimizar as vistas e a entrada de luz natural, garantir privacidade no raio externo e criar áreas de convivência concentradas no centro do empreendimento.

Luke Fox, diretor do Foster + Partners, explica: “Nosso projeto responde às necessidades únicas dos moradores, equilibrando cuidadosamente privacidade e exclusividade com um senso de comunidade em um ambiente descontraído. As torres oferecem terraços compartilhados em todos os pavimentos, com vistas espetaculares, ventilação natural e iluminação controlada. O paisagismo exuberante se estende pelo térreo e atravessa ambas as torres – permitindo que os ocupantes se reconectem com a natureza e encontrem equilíbrio ao final do dia de trabalho.”

Com 180 metros de altura, os dois edifícios residenciais são ligados por um grande jardim semipúblico, que se conecta a cinturões verdes adjacentes e amplia a experiência do empreendimento no nível do solo. Uma plataforma no segundo pavimento se integra de forma fluida à rede de passarelas elevadas de Guiwan, criando uma transição entre os terrenos vizinhos e formando um oásis urbano verde de uso público.

À medida que os moradores percorrem os edifícios, terraços ajardinados oferecem espaços compartilhados de descanso em todos os níveis. A vegetação suave cria uma atmosfera acolhedora e serena já na chegada, quando se sai dos elevadores.

Os jardins suspensos das torres são áreas comuns de uso coletivo, com vistas panorâmicas da cidade e infraestrutura para diversas atividades, como aulas de exercício e eventos organizados. Cada jardim suspenso é um espaço triplo em altura, com sombreamento por brises e vegetação, garantindo um ambiente mais reservado e exclusivo.

As unidades foram projetadas para serem altamente flexíveis, permitindo combinações futuras. O uso da construção modular possibilitou a pré-fabricação, economizando tempo e garantindo controle de qualidade. O projeto reduziu o carbono incorporado ao minimizar o uso de concreto: toda a superestrutura acima do solo foi construída em aço leve, fabricado em uma região próxima. A fachada também foi pré-fabricada e montada fora do canteiro sempre que possível.

Perry Ip, sócio da Foster + Partners, acrescenta: “Saúde, bem-estar e comunidade são os pilares deste projeto único, que irá redefinir por completo a experiência de viver na cidade.”














