Explorando a memória e a arquitetura: JBMC Arquitetura e Urbanismo e CAU/SP realizam palestra na histórica Residência Clotilde e Sérgio Ferreira

No dia 16 de março, o arquiteto João Batista Martinez Corrêa, fundador da JBMC Arquitetura e Urbanismo, realizará uma palestra na nova sede regional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, localizada na antiga "Residência Clotilde e Sérgio Ferreira", um imóvel histórico recentemente tombado recentemente pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Ribeirão Preto. A casa abrigou por muitos anos o casal formado pela professora universitária Maria Clotilde Rossetti e pelo biólogo Sérgio Henrique Ferreira, notável pela sua descoberta sobre o fator de potenciação da bradicinina.

Em comemoração à recente transformação da casa na nova sede do conselho, o evento compartilhará curiosidades sobre sua concepção e celebrará sua rica memória.

De caráter brutalista, o projeto valoriza a presença de instalações aparentes, com destaque para o uso de tijolos lixados e a união de estruturas de concreto com as alvenarias para impedir o surgimento de fissuras, protegendo os interiores da casa da entrada de água e umidade, o que garantiu a durabilidade dos revestimentos até os dias de hoje.

A decisão de tornar o projeto da Residência Clotilde e Sérgio Ferreira como uma nova sede da CAU em Ribeirão Preto simboliza o respeito pela preservação de um importante patrimônio da Arquitetura Brutalista na cidade, ao mesmo tempo que proporciona o aprimoramento da infraestrutura para atender aos arquitetos urbanistas da instituição.

Palestra JBMC na Residência Clotilde e Sérgio Ferreira (CAU/SP, em Ribeirão Preto)
Data: 16 de março
Horário: 9h30 às 11h30
Endereço: Casa da Arquitetura e Urbanismo do CAU/SP, em Ribeirão Preto
Rua Marcondes Salgado, 1857, Jd. Sumaré

  • Título

    Explorando a memória e a arquitetura: JBMC Arquitetura e Urbanismo e CAU/SP realizam palestra na histórica Residência Clotilde e Sérgio Ferreira
  • Tipo

    Palestra
  • Organizadores

  • De

    16 de Março de 2024 09:30 AM
  • Até

    16 de Março de 2024 11:30 AM
  • Onde

    CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo
  • Endereço

    Rua Marcondes Salgado, 1857, Jd. Sumaré

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Explorando a memória e a arquitetura: JBMC Arquitetura e Urbanismo e CAU/SP realizam palestra na histórica Residência Clotilde e Sérgio Ferreira" 13 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014494/explorando-a-memoria-e-a-arquitetura-jbmc-arquitetura-e-urbanismo-e-cau-sp-realizam-palestra-na-historica-residencia-clotilde-e-sergio-ferreira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.