Powerhouse e KIMA arkitektur vencem concurso para requalificar edifício em Oslo

O escritório norueguês Powerhouse, em colaboração com KIMA arkitektur, venceu um concurso para a transformação e expansão de um dos edifícios históricos mais emblemáticos no coração do Landbrukskvartalet. Conhecida como o distrito agrícola, a antiga área de cultivo e indústria no centro de Oslo está prestes a passar por um processo de requalificação urbana para se tornar um bairro dinâmico e vibrante.

Powerhouse e KIMA arkitektur vencem concurso para requalificar edifício em Oslo - Imagem 3 de 4
Landbrukskvartalet-Axo. Imagem cortesia de Powerhouse Company x KIMA Arkitektur

O projeto vencedor visa transcender as limitações de um único edifício, buscando uma inserção cuidadosa no contexto histórico do bairro agrícola. O resultado é a criação de duas estruturas conectadas, incorporando aspectos fundamentais como habitação eficiente, uma torre alta e esbelta, e uma construção equilibrada. A proposta da torre alta e esbelta busca ser um ponto de referência visual sem sobrepujar a já existente paisagem urbana.

Powerhouse e KIMA arkitektur vencem concurso para requalificar edifício em Oslo - Imagem 4 de 4
Landbrukskvartalet – Imagem histórica do edifício original. Imagem cortesia de Powerhouse Company x KIMA Arkitektur

Ao considerar o horizonte de Oslo e as características do entorno local, a intervenção arquitetônica busca criar um "núcleo eficiente que coexista harmoniosamente com as estruturas existentes". As características históricas dos edifícios preexistentes também são levadas em consideração e referenciadas por meio de vários elementos arquitetônicos, mantendo, ao mesmo tempo, os padrões contemporâneos para condições de vida.

Este concurso representa o primeiro projeto planejado como parte do processo de revitalização urbana do local. O Landbrukskvartalet, situado na Schweigaardsgate 34, em Gamle Oslo, representa um ambicioso desenvolvimento urbano visando densificar a área e proporcionar funções e comodidades essenciais. A região se encontra na periferia de vários novos empreendimentos, no hub de tráfego Oslo S e na histórica cidade velha de Oslo. Em março de 2023, o Conselho Municipal de Oslo aprovou a proposta de planejamento para todo o Bairro Agrícola, um projeto que teve início em 2016 e está previsto para ser concluído até 2030.

Powerhouse e KIMA arkitektur vencem concurso para requalificar edifício em Oslo - Imagem 2 de 4
Powerhouse Company x KIMA Arkitektur - Landbrukskvartalet - Foto do time. Imagem © Geir Anders R. ├ÿrslien

Recentemente, a Powerhouse Company, em parceria com Atelier Oslo e Lundhagem, conquistou outro concurso para a renovação da Biblioteca Central de Roterdã, um edifício icônico dos anos 1980 projetado por Van den Broek & Bakema. Além disso, o escritório de arquitetura também assina o projeto do THIS., um novo empreendimento de uso misto no Distrito Norte de Amsterdã, e a nova sede da IBM, também localizada em Amsterdã.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Powerhouse e KIMA arkitektur vencem concurso para requalificar edifício em Oslo" [Powerhouse and KIMA arkitektur Win Competition for a New Addition to Oslo’s Skyline] 16 Nov 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009587/powerhouse-e-kima-arkitektur-vencem-concurso-para-requalificar-edificio-em-oslo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.