Piso vinílico: uma opção acessível e versátil para sua construção

Uma das escolhas mais populares no mercado da construção civil, o piso vinílico possui diversas caraterísticas que o levaram a este patamar. Composto principalmente de policloreto de vinila (PVC) - e com outros aditivos, dependendo de sua produção, como plastificantes, fibra de vidro, resinas e/ou minerais -, trata-se de um material durável, acessível, e de fácil instalação, que pode ser aplicado nos mais variados ambientes. 

Piso vinílico: uma opção acessível e versátil para sua construção - Imagem 3 de 7Piso vinílico: uma opção acessível e versátil para sua construção - Imagem 5 de 7Piso vinílico: uma opção acessível e versátil para sua construção - Imagem 4 de 7Piso vinílico: uma opção acessível e versátil para sua construção - Imagem 6 de 7Piso vinílico: uma opção acessível e versátil para sua construção - Mais Imagens+ 2

O piso vinílico está disponível em placas, réguas e mantas, que podem ser instaladas de forma flutuante (sem adesivo) ou coladas diretamente na superfície do chão - diretamente no contrapiso de concreto, madeira compensada ou outros tipos de pisos existentes - desde que esteja nivelada e lisa. Conformando um processo rápido de instalação e acessível.

Piso vinílico: uma opção acessível e versátil para sua construção - Imagem 6 de 7
Apartamento em Vila do Conde / Raulino Silva Arquitecto. Foto: © João Morgado

Dependendo da qualidade do material, o vinílico tende a possuir uma boa resistência a impactos, manchas e arranhões. Qualidades que aumentam seu custo benefício, quando comparado a outros pisos, como o porcelanato ou os tacos de madeira. Para uma durabilidade longeva e bom desempenho, também é importante garantir a boa qualidade do material e uma instalação adequada.


Artigo Relacionado

Tire os calçados: 5 pisos para se andar descalço

Em questões de conforto, o piso vinílico é mais quente e suave ao toque do que outros tipos de pisos, como azulejos ou pedras. Além disso, ele tende a absorver o som, diminuindo os ruídos e proporcionando uma experiência acústica mais silenciosa. Outro fato marcante está na sua resistência à água, possibilitando o seu uso em cozinhas e banheiros - no entanto, é importante notar, que essas áreas tenham uma boa ventilação e entrada de luz natural, para evitar que o material mofe. 

Piso vinílico: uma opção acessível e versátil para sua construção - Imagem 2 de 7
Casa Campestre / LEIVA arquitetura. Foto: © Roko Pictures (Gabriel Konrath + Emílio Rothfuchs)

Além disso, o vinílico apresenta uma grande variedade de estilos, padrões e cores, podendo simular a aparência de materiais naturais, como madeira, pedra ou cerâmica, ou até mesmo as mais variadas criações gráficas. Proporcionando, assim, diversas opções para compor com o ambiente e criar uma atmosfera única.

Piso vinílico: uma opção acessível e versátil para sua construção - Imagem 5 de 7
Escritório LZ / LADRILHARIA arquitetura. Foto: © Haruo Mikami

Para fins sustentáveis, é necessário averiguar o tipo específico de piso vinílico escolhido e seus métodos de produção. Afinal, a produção de PVC, seu principal componente, pode envolver o uso de produtos químicos e processos que levantam preocupações ambientais. No entanto, já existem alternativas de reciclagem para o produto (que ainda não são tão simples). Por isso, é importante buscar por fabricantes com certificações de cuidado com o ambiente e garantir que o material possua uma boa durabilidade e vida útil, de forma que não seja necessária uma substituição frequente.

Piso vinílico: uma opção acessível e versátil para sua construção - Imagem 3 de 7
Casa Cabo de Vila / spaceworkers. Foto: © Fernando Guerra | FG+SG

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Piso vinílico: uma opção acessível e versátil para sua construção" 25 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1009538/piso-vinilico-uma-opcao-acessivel-e-versatil-para-sua-construcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.