Insurgências - experiências em espaços públicos

INSURGÊNCIAS: Experiências em Espaços Públicos é um evento que reúne o 8º Festival Internacional de Intervenções Urbanas (FIIU) e o 5º Encontro Placemaking América Latina com o objetivo de promover o urbanismo cidadão por meio de intercâmbios de experiências entre os países latino-americanos.

Por insurgência entendemos qualquer intervenção realizada que busque transformar o espaço urbano de forma tática, pontual, colaborativa e de alto impacto. Pode ser temporária ou permanente, material ou imaterial, local ou regional. O objetivo de uma experiência insurgente é promover a melhoria da qualidade de vida urbana por meio de ações que visibilizem outras formas de habitar o espaço gerando conhecimento através de processos de inovação urbana.

Entre 12 e 16 de setembro de 2023, pela primeira vez no Brasil, este evento visa disseminar o urbanismo cidadão por meio da troca de experiências entre representantes de diferentes países da América Latina e a promoção de boas práticas na produção de cidades em um quadro colaborativo. Na sua programação vai contar com diversas atividades como conferências, oficinas, apresentações especiais, papos de boteco, rolés e festas.

Também veremos a apresentação de 49 experiências insurgentes que são intervenções que buscam transformar o espaço urbano de forma tática, pontual, colaborativa e de alto impacto. Além de convidados internacionais e locais que proverão discussões ao redor dos cinco eixos propostos para este ano são:

Mobilidade: Intervenções de diferentes formatos que buscam promover o uso do transporte coletivo e a mobilidade ativa, ampliando o debate da mobilidade urbana em escala humana e sustentável.

Cuidados e Primeira Infância: Iniciativas que tratam da produção de cidade com o olhar sensível às mulheres, PCDs, terceira idade e crianças de 0 a 6 anos, período crucial no desenvolvimento, no qual ocorrem as primeiras relações com a urbanidade.

Bairros: Propostas de atuação no território que envolvem diferentes atores sociais para a solução de problemas cotidianos, ao mesmo tempo que fortalecem o tecido social da vizinhança e a interlocução com o poder público.

Crise Ambiental: Processos e projetos que procuram colocar em prática tecnologias sociais e mecanismos de enfrentamento à crise climática a partir da produção de cidades socialmente justas e ambientalmente viáveis.

Governança: Experiências de instâncias de negociação que reconhecem e fortalecem as arenas heterogêneas da gestão participativa como lugar central da ação política nos territórios.

Como participar?
Visite nosso site: https://www.insurgencias.com/

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Insurgências - experiências em espaços públicos" 11 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006628/insurgencias-experiencias-em-espacos-publicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.