RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou os seis projetos selecionados como finalistas para o Prêmio RIBA Stirling 2023. O prêmio anual é um dos mais prestigiados do Reino Unido no campo da arquitetura, avaliando os projetos com base em diversos critérios, incluindo inovação, originalidade e a capacidade de envolver e encantar os ocupantes e visitantes. Além disso, a sustentabilidade e a acessibilidade são fatores cruciais para a seleção. A lista de finalistas desta edição inclui projetos de arquitetos como Apparata, Sergison Bates Architects e Adam Khan Architects, que estão estreando na lista de finalistas, bem como práticas que já foram vencedoras no passado, como Witherford Watson Mann Architects e Feilden Clegg Bradley Studios.

RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023 - Imagem 2 de 8RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023 - Imagem 3 de 8RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023 - Imagem 4 de 8RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023 - Imagem 5 de 8RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023 - Mais Imagens+ 3

O vencedor do Prêmio Stirling será anunciado em 19 de outubro de 2023. Este prêmio foi criado em 1996 com o propósito de destacar e estabelecer um padrão de excelência na arquitetura em todo o país. O vencedor do prêmio do ano passado foi a Biblioteca do Magdalene College, projetada pelo escritório de arquitetura Níall McLaughlin Architects. A estrutura, feita de tijolos e madeira, proporciona aos estudantes da Universidade de Cambridge espaços para aprendizado e interação, incluindo uma biblioteca e uma galeria de arte.

Esses seis notáveis edifícios oferecem respostas cuidadosas e criativas para os desafios realmente complexos que enfrentamos hoje. Seja enfrentando a solidão, construindo comunidades ou preservando nosso patrimônio, esses projetos apresentam diretrizes ousadas para uma arquitetura com propósito. Em meio a escassez de moradias, crescente desigualdade e incertezas econômicas, a lista de finalistas deste ano demonstra que edifícios bem projetados podem oferecer soluções genuinamente inspiradoras para nossos problemas mais urgentes. – Muyiwa Oki, presidente do RIBA.

Conheça os seis edifícios selecionados, juntamente com as descrições fornecidas pela RIBA.

A House for Artists / Apparata Architects (Barking, Londres)

RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023 - Imagem 2 de 8
A House for Artists / Apparata Architects (Barking, Londres). Imagem © Johan Dehlin

Um modelo de vida urbana acessível: um conjunto de apartamentos em Barking, Londres, apresenta um modelo ousado de convivência com artistas residentes que oferecem programas criativos gratuitos para a comunidade local por meio de um espaço de exposições de frente para a rua. Além disso, no pátio central do complexo, há uma instalação permanente de Grayson Perry que presta homenagem às casas de heróis e trabalhadores da guerra.

Instalações comunitárias e habitação em Central Somers Town / Adam Khan Architects (Camden, Londres)

RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023 - Imagem 6 de 8
Central Somers Town Community Facilities and Housing / Adam Khan Architects (Camden, Londres). Imagem © David Grandorge

Construindo a comunidade e combatendo a desigualdade: foram criados espaços projetados de maneira criativa em torno de um pequeno parque dentro de uma área com altos níveis de privação socioeconômica em Camden, Londres. Como parte de um plano abrangente de revitalização, esse empreendimento oferece habitações sociais para os moradores locais, um clube pós-escola, um parquinho amplo e inclusivo, além de instalações para uma instituição de teatro educativo.

Courtauld Connects - The Courtauld Institute of Art / Witherford Watson Mann Architects (Londres)

RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023 - Imagem 3 de 8
Courtauld Connects - The Courtauld Institute of Art / Witherford Watson Mann Architects (Londres). Imagem © Philip Vile

Atualizando um edifício histórico: a combinação de preservação meticulosa e intervenções audaciosas redefiniu vários espaços em um edifício do século XVIII, que abriga um instituto cultural e a “menor universidade” do Reino Unido. Mudanças discretas, como o nivelamento de pisos e a instalação de novas portas para as galerias principais, trouxeram melhorias significativas na acessibilidade e facilitaram a circulação dos visitantes.

John Morden Centre / (Greenwich, Londres)

RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023 - Imagem 5 de 8
John Morden Centre / Mæ (Greenwich, Londres). Imagem © Jim Stephenson

Qualidade de vida para idosos sem isolamento: em Blackheath, uma instalação residencial e de cuidados com mais de 300 anos passou por uma reforma. Com a inclusão de salas de tratamento, um salão de cabeleireiro, um espaço para manicure, uma área para eventos, o centro foi projetado com o objetivo de promover a interação e a mobilidade entre os residentes, contribuindo para uma vida mais saudável e duradoura.

Lavender Hill Courtyard Housing / Sergison Bates architects (Clapham, Londres)

RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023 - Imagem 4 de 8
Lavender Hill Courtyard Housing / Sergison Bates Architects (Clapham, Londres). Imagem © Johan Dehlin

Aproveitando ao máximo espaços urbanos desafiadores: novos apartamentos foram habilmente incorporados a uma área urbana antes considerada inadequada e com limitações significativas. Além de uma entrada discreta, um pátio aconchegante desempenha um papel central no projeto, fornecendo um espaço comum para os moradores.

University of Warwick - Faculty of Arts / Feilden Clegg Bradley Studios (West Midlands)

RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023 - Imagem 7 de 8
University of Warwick - Faculty of Arts / Feilden Clegg Bradley Studios (West Midlands). Imagem © Hufton + Crow

O novo prédio da Faculdade de Artes projetado pelo Feilden Clegg Bradley Studios para a Universidade de Warwick reúne pela primeira vez os departamentos e escolas da Faculdade sob um único teto. Ele foi projetado como uma plataforma para o envolvimento nas artes. Os espaços são abertos, convidativos e flexíveis para promover e possibilitar a colaboração, criatividade e inovação.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "RIBA anuncia a lista de finalistas do Prêmio Stirling 2023" [RIBA Reveals the Shortlist for the 2023 Stirling Prize] 12 Set 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1006462/riba-anuncia-a-lista-de-finalistas-do-premio-stirling-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.