Restaurar e rejuvenescer: centros de bem-estar voltados para a natureza

O mercado do bem-estar está em alta. Estima-se um crescimento de 60% nos últimos cinco anos, desde a pandemia de Covid, com os consumidores cuidando cada vez mais de sua saúde física e mental. Atualmente, entende-se que o bem-estar — a virtude de se sentir bem tanto no corpo como na mente — é mais afetado pelo nosso ambiente do que costumávamos admitir.

Desde 2020, estamos migrando rapidamente para longe das cidades, com mudanças no trabalho e na vida para incluir mais belezas naturais e a busca pelo nirvana: mais bem-estar. Esses quatro centros de bem-estar cuidam de complementar os arredores rejuvenescedores ao ar livre com atividades de cura e arquitetura, ajudando os visitantes a sentirem-se em paz consigo mesmos e com o mundo ao seu redor.

Space of Muwi Stay / Atelier ITCH

Restaurar e rejuvenescer: centros de bem-estar voltados para a natureza - Imagem 2 de 9
Space of Muwi Stay / Atelier ITCH. Imagem © Kiwoong Hong

"O poder interior de alcançar completa unidade com o universo reside no movimento do corpo para praticar yoga", explicam os arquitetos do Atelier ITCH. Para alcançar isso no Space of Muwi Stay Wellness Center, eles criaram uma atmosfera "Muwi", descrita como a realização e aceitação do fluxo natural da vida. Existindo “naturalmente sem a necessidade de intervenção artificial”, o Muwi é criado misturando a forma de uma cabana de madeirae a vegetação aleatória no cenário sereno da vila local.

Com “quartos propositalmente projetados para preservar a textura original e o aroma do tronco”, como explica o Atelier ITCH, muitos lugares tranquilos para meditação e banho foram sutilmente dispostos do lado de fora entre as tradicionais paredes de pedra e a vegetação, ao longo da Montanha Hallasan, ou dentro, sob tetos altos que abrigam na estação chuvosa.

Restaurar e rejuvenescer: centros de bem-estar voltados para a natureza - Imagem 3 de 9
Space of Muwi Stay / Atelier ITCH. Imagem © Kiwoong Hong

Termas e Spa Alba / Hayball

Restaurar e rejuvenescer: centros de bem-estar voltados para a natureza - Imagem 4 de 9
Termas e Spa Alba / Hayball. Imagem © Willem Dirk Du Toit

As fontes termais utilizam naturalmente a complexa geologia da Terra com grande efeito, proporcionando o histórico tratamento de bem-estar do banho, em um ambiente natural. E o Alba Thermal Springs and Spa continua a fazer uso da terra "aproveitando a inclinação natural do terreno", como explicam os arquitetos do projeto Hayball. “o volume principal emerge da suave ondulação do solo”, enquanto “as piscinas possibilitam a submersão do corpo inteiro protegendo do vento e facilitando a contemplação da paisagem.”

No interior minimalista, entretanto, a forma é caracterizada por concreto bruto que permite que as sensibilidades orgânicas do local sejam o destaque. E embora essa matéria-prima se expresse tanto no uso de telhas de tijolos espanhóis quanto em painéis de madeira, “e embora essa matéria-prima se expresse tanto no uso de telhas de tijolos espanhóis quanto em painéis de madeira.”

Restaurar e rejuvenescer: centros de bem-estar voltados para a natureza - Imagem 5 de 9
Termas e Spa Alba / Hayball. Imagem © Willem Dirk Du Toit

Raga Svara Wellness Center / Shanmugam Associates

Restaurar e rejuvenescer: centros de bem-estar voltados para a natureza - Imagem 6 de 9
Raga Svara Wellness Center / Shanmugam Associates. Imagem © Marc Goodwin

"O próprio bem-estar terapêutico, estético, filosófico e ecológico em conjunto com o que está ao redor” é o princípio fundador do Raga Svara Wellness Center. Com essa visão em mente, os arquitetos da Shanmugam Associates fizeram "intervenções mínimas na paisagem existente, permitindo que a natureza tenha precedência", como explicam.

Adotando uma abordagem biofílica ao projeto, a estrutura foi disposta junto às enormes copas das árvores existentes no terreno. Por exemplo, "a biblioteca está localizada logo abaixo da figueira-de-bengala, que é sinônimo de aprendizado, enquanto as lajes chanfradas e cortadas do telhado do centro de ioga foram planejadas em torno das mangueiras".

Esse foco na construção em torno da natureza resulta na criação de "caminhos sinuosos em meio a paisagens exuberantes", explicam os arquitetos, confundindo a linha entre espaços construídos e verdes para criar “refúgios personalizados com uma infinidade de cantos tranquilos para ruminar”.

Restaurar e rejuvenescer: centros de bem-estar voltados para a natureza - Imagem 7 de 9
Raga Svara Wellness Center / Shanmugam Associates. Imagem © Marc Goodwin

Pistohiekka Resort / Studio Puisto

Restaurar e rejuvenescer: centros de bem-estar voltados para a natureza - Imagem 8 de 9
Pistohiekka Resort / Studio Puisto. Imagem © Vinay Panjwani

Localizado às margens de um lago tranquilo no sul da Finlândia, a forma o restaurante do Resort Pistohiekka abraça um pátio central com vista para o lago, permitindo que moradores e turistas apreciem o pôr do sol entre as refeições e as idas à sauna.

O prédio em forma de coração fica "entre áreas rochosas, formando uma enseada tranquila", explicam os arquitetos do Studio Puisto. Ela mescla sua fachada escura com a delicada paisagem de Saimaa. Um ponto de entrada simplificado se abre para apresentar vistas panorâmicas do terraço nos fundos. Ao lado do restaurante, fica a sauna, também apresentando uma "abertura redonda em seu telhado para criar uma conexão temática entre os dois edifícios", explicam os arquitetos do Studio Puisto. Além disso, amplas janelas permitem que os frequentadores da sauna desfrutem das vistas junto com o calor e a umidade.

Restaurar e rejuvenescer: centros de bem-estar voltados para a natureza - Imagem 9 de 9
Pistohiekka Resort / Studio Puisto. Imagem © Vinay Panjwani

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Restaurar e rejuvenescer: centros de bem-estar voltados para a natureza" [Nature-Set Wellness Centers That Restore and Rejuvenate] 28 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005578/restaurar-e-rejuvenescer-centros-de-bem-estar-voltados-para-a-natureza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.