Zaha Hadid Architects divulga projeto da Daxia Tower na China

O escritório Zaha Hadid Architects divulgou o projeto da Daxia Tower, a ser construída na zona de desenvolvimento econômico e tecnológico de Xi'an, uma das maiores cidades do interior da China, com uma população de quase nove milhões de pessoas. A torre marcará o centro do distrito comercial de Xi'an e incluirá escritórios, comércio e equipamentos diversos, projetados a partir de análise de dados e modelagem de comportamento para garantir um arranjo equilibrado dos espaços.

Zaha Hadid Architects divulga projeto da Daxia Tower na China - Imagem 3 de 4
ZHA / Xi'an Daxia Tower. Image © ATCHAIN

Situado em um terreno de 16.700 m² na Jingye Road, a Daxia Tower incorporará 127.220 m² de espaços de escritórios, juntamente com funções adicionais para criar uma integração perfeita entre a nova adição e a zona de desenvolvimento circundante. Com 210 metros de altura, a torre apresenta a imagem de uma silhueta suavemente curva, acentuada por camadas de vidros padronizados. Átrios de vários pavimentos são projetados ao redor do edifício para trazer a luz natural para os diferentes níveis, enquanto os terraços internos com floreiras seguem as linhas das cachoeiras da montanha. A vegetação integrada também ajuda a purificar o ar, promovendo um ambiente interno mais saudável.

Zaha Hadid Architects divulga projeto da Daxia Tower na China - Imagem 4 de 4
ZHA / Xi'an Daxia Tower. Image © ATCHAIN

A estrutura também é adaptada aos desafios do clima continental temperado de monções de Xi'an. A iluminação natural otimizada e a ventilação natural incorporada garantem alto desempenho e baixa emissividade durante a vida útil do edifício. As fachadas envidraçadas apresentam um revestimento térmico e isolamento contra baixos valores U para reduzir ainda mais a demanda de energia e aumentar a eficiência. As fachadas também incluem sensores e painéis fotovoltaicos para permitir a geração de energia.


Artigo Relacionado

"Exposição do Novo Mundo": Zaha Hadid Architects comemora 15 anos trabalhando na China

Um sistema de coleta de água da chuva está planejado para criar uma fonte suplementar de água não potável, enquanto um sistema integrado de reciclagem tratará e reutilizará a água cinza. Um sistema de gerenciamento inteligente monitorará o consumo de energia e o desempenho ambiental, bem como reconhecerá os padrões de ocupação, permitindo ajustar as condições internas. O projeto da Daxia Tower visa a certificação LEED Gold e a mais alta classificação de três estrelas do Programa de Construção Verde da China.

Zaha Hadid Architects divulga projeto da Daxia Tower na China - Imagem 2 de 4
ZHA / Xi'an Daxia Tower. Image © ATCHAIN

Recentemente, Zaha Hadid Architects (ZHA) comemorou 15 anos de trabalho na China organizando uma exposição no Guardian Art Center, em Pequim, destacando a abordagem do escritório para projetos de arquitetura e planejamento urbano, com grande foco no uso de novas ferramentas e tecnologias de design digital. O escritório de renome internacional também revelou o projeto do Business Stadium Central em Vilnius, Lituânia, que recentemente recebeu aprovação do Conselho Municipal. Outro projeto da ZHA, o Museu de Ficção Científica de Chengdu, na China, está atualmente em construção e deve ser inaugurado a tempo de sediar a Convenção Mundial de Ficção Científica e o Hugo Awards deste ano.

Créditos do Projeto:

  • Arquitetura: Zaha Hadid Architects (ZHA)
  • ZHA Coordenador Geral: Patrik Schumacher
  • ZHA Diretores de Projeto: Satoshi Ohashi, Paulo Flores
  • ZHA Arquiteto Associado: Yang Jingwen
  • ZHA Equipe de Projeto: Saman Dadgostar, Kai-Jui Tsao
  • ZHA Coordenadores de Projeto: Aiste Dzikaraite, Feifei Fan
  • ZHA Equipe: Billy Webb, Enoch Kolo, Felix Amiss, Hualing Jiang, Ignacio Garcia Martinez, Karina Linnsen, Liyuan Gao, Mingjia Zhang, Paul Joseph, Pittayapa Suriyapee, Sanxing Zhao, Siyu Liu, Tingyu Wang, Yuxuan Zhao
  • ZHA Equipe de Sustentabilidade: Bahaa Alnassrallah, Carlos Bausa Martinez, Shibani Choudhury
  • ZHA Equipe de IA: Uli Blum, Lorena Espaillat Bencosme
  • Renders: ATCHAIN

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Zaha Hadid Architects divulga projeto da Daxia Tower na China" [Zaha Hadid Architects Unveils the Design of the Daxia Tower in China] 09 Ago 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004981/zaha-hadid-architects-divulga-projeto-da-daxia-tower-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.