Gestão da Mobilidade Urbana, com foco na discussão sobre cidades inteligentes e sustentáveis, é tema de curso no Insper

São Paulo, 2023 – Estão abertas as inscrições para o curso Gestão da Mobilidade Urbana – Uma via para cidades inteligentes e sustentáveis, do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, que será realizado no decorrer do mês de agosto e início de setembro. As oito aulas pretendem aprofundar o conhecimento nas dinâmicas da mobilidade urbana, tema central nas discussões de políticas que possam garantir uma melhor qualidade de vida para os habitantes. As alternativas de deslocamentos se refletem na experiência urbana de cada um – possibilitando, dificultando ou até mesmo inibindo o acesso e o direito à cidade.

Pensando nos grandes desafios urbanos atuais, este curso fornece ferramentas a gestores públicos e privados e às organizações da sociedade civil para a concepção de soluções inovadoras em distintos contextos urbanos. A carga horária, de 28 horas, está organizada em dois módulos, que se dividem entre aulas online e visitas de campo a dois centros de operação e controle de sistemas de mobilidade, ambos na capital paulista (um de bicicleta compartilhada e outro de transporte de trem). A ideia é de fortalecer o entendimento e a conexão entre teoria e prática.

Aulas expositivas, sempre abertas ao diálogo com os estudantes, e trabalhos no formato de “estudos de caso”, apresentados em vídeos e textos, compõem o programa do curso, que levará em consideração as distintas realidades de cidades brasileiras ou internacionais, de grande, médio ou pequeno porte.
Propostas desafiadoras, como a de “cidade de 15 minutos”, e problemas recentes – a descarbonização dos sistemas de transporte, por exemplo – serão trazidos à tona por profissionais com experiência em planejamento urbano. Sérgio Avelleda (ex-presidente do Metrô de São Paulo e da CPTM) e Carolina Guimarães (mestre em Cooperação Internacional e Desenvolvimento Urbano pela Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha) lideram o corpo docente do curso. Dele, fazem parte nomes como Cristina Albuquerque (diretora de Eletromobilidade Global do WRI), Flavio Chevis (fundador da ADDAX Assessoria Econômica e Financeira), Mauro Calliari (doutor em Urbanismo pela FAU-USP e autor do livro Espaço público e urbanidade em São Paulo), Roberto Spaecys (criador da Scipopulis) , Laura Janka (arquiteta, coordenadora do Núcleo Arquitetura, Cidade do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper) e Adriano Borges Costa (pós-doutor em Estudos Urbanos pelo MIT, coordenador-adjunto do Núcleo de Mobilidade e coordenador do Núcleo de Economia Urbana e Ciência de Dados do Laboratório), Flavio Chevis (Fundador da ADDAX Assessoria Econômica e Financeira) e Roberto Spaecys (Fundador da Scipopulis) dentre os professores.

As inscrições já estão abertas no site da Insper . As aulas acontecem das 19h às 21 h durante o período online, enquanto o módulo presencial vai das 9h às 18h no dia 01/09, e das 9 h às 13 h, no dia 02/09.

-
Bolsa de estudos
Alinhado às diretrizes do Insper, que incentiva a pluralidade em sala de aula, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades está empenhado em promover a diversidade e a inclusão em seus cursos (a exemplo do que faz em seu dia a dia de pesquisa, publicações, eventos etc.; trata-se, na realidade, de um princípio norteador). Para viabilizar esse objetivo, o Laboratório atua junto a apoiadores para o oferecimento de bolsas, inclusive integrais. Elas são concedidas de acordo com critérios como necessidade, aderência ao perfil- alvo e possibilidade de aplicação e impacto do conhecimento aprendido em classe pelo bolsista. Caso tenha interesse, por favor preencha a solicitação de bolsa – você a encontrará no formulário de inscrição.
Data-limite para pedidos de bolsa: 07/08/2023

-

Carga horária: 28 horas (15 h online + 13 presenciais)
Matrículas: até 07/08/2023
Início das aulas: 07/08/2023
Fim das aulas: 02/09/2023
Horários: Segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 21h00 no módulo online; das 09hrs até 18 hrs no dia 01/09; das 09 h às 13 h no dia 02/09

Para mais informações, acesse: https://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/insper-cidades/gestao-da-mobilidade-urbana-uma-via-para-cidades-inteligentes-e-sustentaveis/


Sobre o Insper
O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que busca ser referência em educação e geração de conhecimento por meio do ensino de excelência e pesquisa nas áreas de Administração, Economia, Direito, Engenharia, Políticas Públicas, Tecnologia e Comunicação. No portfólio, cursos para várias etapas de uma trajetória profissional: graduação (Administração, Direito, Economia, Engenharia e Ciência da Computação), pós-graduação lato e stricto sensu (Certificates, MBAs, programas da área de Direito, Mestrados Profissionais) e Educação Executiva (programas de curta e média duração, e customizados de acordo com as necessidades das empresas). No âmbito da produção de conhecimento, o Insper atua por meio de cátedras e centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em estudos e projetos dirigidos a políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão. A escola tem as certificações de qualidade da Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), Association of MBAs (AMBA) e Associação Nacional de MBA (Anamba).


Sobre o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

Resultado de uma parceria firmada em 2019 entre o Insper e a plataforma Arq.Futuro, o Laboratório tem na interdisciplinaridade e na inovação a orientação para o ensino e a pesquisa sobre cidades, com a missão de contribuir para causar impacto real na vida das populações urbanas.

  • Título

    Gestão da Mobilidade Urbana, com foco na discussão sobre cidades inteligentes e sustentáveis, é tema de curso no Insper
  • Tipo

    Série de Palestras
  • Organizadores

  • De

    07 de Agosto de 2023 07:00 PM
  • Até

    02 de Setembro de 2023 06:00 PM
  • Onde

    INSPER Instituto de Ensino e Pesquisa
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Gestão da Mobilidade Urbana, com foco na discussão sobre cidades inteligentes e sustentáveis, é tema de curso no Insper" 18 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1004196/gestao-da-mobilidade-urbana-com-foco-na-discussao-sobre-cidades-inteligentes-e-sustentaveis-e-tema-de-curso-no-insper> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.