Maximizando o espaço com mezaninos em escritórios e residências

A princípio, adicionar um mezanino a um layout parece um completo desperdício de espaço útil ou uma tentativa desajeitada de espremer dois pavimentos em um — ambos os espaços acabam ficando restritos e desconfortáveis.

Mas se o piso intermediário é obtido por adição – erguendo um nível extra em uma sala de pé direito alto, ou por subtração – removendo parte do piso para conectá-lo com o piso inferior, os mezaninos podem se tornar uma maneira relativamente simples de mudar e melhorar drasticamente como usamos e interagimos com nossos ambientes existentes.

Adição ou subtração: duas maneiras de criar um mezanino

Maximizando o espaço com mezaninos em escritórios e residências - Imagem 2 de 10
O Cardigan Office adiciona uma estrutura de dois pavimentos ao seu local de trabalho com pé direito alto. Imagem © Alex Lesage

À medida que as empresas mudam, também mudam os requisitos para os escritórios. Em locais de trabalho com altura ou área útil não utilizada, os mezaninos significam o aproveitamento de um espaço extra, fazendo com que ele funcione melhor para todos. O Escritório Cardigan em Montreal, Canadá, projetado pela da IVYSTUDIO, por exemplo, aproveitou seu pé-direito alto para adicionar uma nova estrutura de dois pavimentos em seu interior, trazendo dois importantes benefícios: a metade inferior da estrutura interna cria um espaço privativo para salas de reuniões. Enquanto o mezanino, no nível superior oferece espaços de trabalho mais silenciosos e íntimos, longe da agitação do pavimento principal.

Ao usar a subtração, o escritório de arquitetura baan puripuri removeu uma parte do segundo pavimento de um edifício residencial/comercial, para abrir a planta para servir aos espaços de conferência inferiores com janelas de pé-direito duplo em dois lados. Segundo os arquitetos, o mezanino 'evidenciou a iluminação natural e espaço verde para facilitar as condições de vida e melhorar as práticas de trabalho'.

Maximizando o espaço com mezaninos em escritórios e residências - Imagem 3 de 10
baan puripuri abre uma loja para trazer iluminação natural. Imagem © Beersingnoi

Mezaninos reutilizam grandes e pequenos espaços em casa

Maximizando o espaço com mezaninos em escritórios e residências - Imagem 4 de 10
A Green House adiciona um segundo quarto em cima do primeiro para dobrar o espaço. Imagem © João Morgado

Micro-moradia é uma tendência em muitas cidades, mas, em vez de um desejo por menos espaço, o aumento do custo é um fator determinante, o que significa que os arquitetos precisam fazer valer cada metro quadrado. Em um apartamento minúsculo de 36 m² no centro do Porto, por exemplo, os arquitetos da URBAstudios ampliaram a planta da The Green House em quase 40% com a construção de um mezanino, transformando o apartamento de um para dois dormitórios.

Se você se encontra na situação invejável de ter mais espaço do que sabe o que fazer com ele, no entanto, o mais luxuoso que pode fazer é perdê-lo. Ao remover as paredes internas e parte dos pisos de cinco casas geminadas de quatro pavimentos em Londres, a Maison Colbert se tornou um espaço incrivelmente grande escondido dentro de vários pequenos, 'como um Tardis', explicam os arquitetos, Chris Dyson Arquitetos e Buchanan Studio. Os mezaninos resultantes no interior garantem que "momentos de fechamento se ampliem para revelar volumes espetaculares de dupla e tripla altura".

Maximizando o espaço com mezaninos em escritórios e residências - Imagem 5 de 10
Maison Colbert / Chris Dyson Architects + Buchanan Studio. Imagem © Edmund Sumner

Mezaninos para conectar uma planta integrada verticalmente

Maximizando o espaço com mezaninos em escritórios e residências - Imagem 6 de 10
Xintiandi Style II Shopping Center / AIM Architecture. Imagem © Wen Studio

Os shopping centers usam há muito tempo mezaninos para organizar seus ambientes, cortando átrios centrais por dois, três, quatro ou até mais pavimentos para criar um paraíso de compras. A estratégia mantém os consumidores visualmente conectados às lojas nos níveis superior e inferior, além de atividades de entretenimento e promoções nas praças centrais no térreo, ao mesmo tempo, em que os ajuda a manter sua orientação. As passarelas do mezanino no Shopping Center Xintiandi Style II em Xangai, na China, por exemplo, cobrem cada pavimento com luz natural de uma cobertura de vidro compartilhada, melhorando o conforto dos consumidores e incentivando-os a passar mais tempo no shopping.

Embora não proporcionem o uso mais eficiente do espaço de exibição, os mezaninos são um recurso comum também dentro das lojas. Na Livraia Chongqing Zhongshuge na China, por exemplo, os amantes de livros são presenteados com múltiplos mezaninos e escadas conectadas que se entrelaçam até um teto espelhado, criando uma caverna mágica de maravilhas literárias. Muito mais inspirador do que um armário de arquivo de uma biblioteca tradicional.

Maximizando o espaço com mezaninos em escritórios e residências - Imagem 7 de 10
A livraria Chongqing Zhongshuge combina escadas divididas e várias camadas de mezanino para manter as estantes quase infinitas à vista. Imagem © Feng Shao

Melhorando a comunicação entre pavimentos no local de trabalho ou em casa

Maximizando o espaço com mezaninos em escritórios e residências - Imagem 8 de 10
True Headquarters / LOC Architects. Imagem © Steve Hanson

Ao manter dois níveis separados conectados por um espaço aberto, os ambientes de vários níveis garantem que a comunicação entre os pavimentos permaneça aberta como se fossem um só. Quando a True se mudou para um armazém existente em Seattle, por exemplo, o local era um espaço frio e de concreto. Os pés direitos altos e a planta baixa ininterrupta, no entanto, permitiram que a LOC Architects construísse um mezanino circundante e uma ponte de conexão, "criando conexões e espaços não programados para incentivar a colaboração e a troca de ideias", explicam os arquitetos, permitindo que a luz natural das novas persianas de vidro e claraboias inundem todo o espaço.

Enquanto isso, no segmento residencial, os proprietários da Casa Brecht & Nele incumbiram seus arquitetos do Atelier Vens Vanbelle de criar "uma área de relaxamento para as crianças". Ao adicionar um mezanino multifuncional, 'as crianças podem preenchê-lo como quiserem e realizar todo tipo de atividades', enquanto os pais ainda podem ouvir o que está acontecendo na sala de estar.

Maximizando o espaço com mezaninos em escritórios e residências - Imagem 9 de 10
Casa Brecht & Nele / Atelier Vens Vanbelle. Imagem © Mr Frank

Criar varandas seguras para apreciar a vista

Maximizando o espaço com mezaninos em escritórios e residências - Imagem 10 de 10
O parque interno e a varanda criados pela retirada da borda do 11º e 12º andares do Central Park Office Tower oferecem aos funcionários um jardim meditativo para passear e observar. Imagem © Sebastian van Damme

De forma simples, um mezanino é uma varanda interna. Mas, embora as varandas externas forneçam ventilação e iluminação natural, assim que você sobe o suficiente para apreciar a vista, as restrições de segurança - sem mencionar a sensação nauseante de vertigem - vêm com ela. Para combinar as vistas do 12º pavimento, a conexão com o ar fresco e a vegetação que reduz o estresse, os arquitetos da GROUP A substituíram parte do 12º andar por guarda corpos internos com vidros de segurança, criando uma varanda com vista para a vegetação exuberante e o deck para um parque interno, bem como para a cidade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Maximizando o espaço com mezaninos em escritórios e residências" [Maximizing Space with Mezzanine Levels in Offices and Homes] 18 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003948/maximizando-o-espaco-com-mezaninos-em-escritorios-e-residencias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.