Francis Kéré e Minik Rosing: repensando os recursos e como fazer mais com menos

A mudança de uma ideologia de design explorador para uma ideologia de design restaurador e circular é fundamental para transformar a arquitetura e o ambiente construído em algo mais sustentável. Analisamos estratégias para uma nova engenhosidade na arquitetura e discutimos como trazer o ambiente construído de volta aos limites do planeta Terra.

Esta sessão é um diálogo moderado por Connie Hedegaard. Os diálogos destaques do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023 são projetados como uma série de diálogos entre arquitetos pioneiros e especialistas em ciência, negócios e política. Todos os principais diálogos são moderados por Connie Hedegaard.

Moderação - Connie Hedegaard

Com duas décadas de experiência em formulação de políticas executivas internacionais e domésticas, a Sra. Connie Hedegaard ocupa hoje várias posições-chave em apoio a uma economia de baixo carbono e a economia verde. Estas incluem a presidência do Conselho de Missão da Comissão Europeia sobre Adaptação às Alterações Climáticas, a presidência da Mesa Redonda da OCDE para o Desenvolvimento Sustentável e a participação no Conselho de Sustentabilidade da Volkswagen AG. Connie Hedegaard tem a pauta climática como peça central de seu esforço político desde que foi nomeada Ministra do Meio Ambiente da Dinamarca em 2004. Sua carreira política foi iniciada em 1984, quando foi eleita para o parlamento dinamarquês como a mais jovem a exercer o mandato. Em 1990, ela decidiu deixar o parlamento e focar em uma carreira no jornalismo, alcançando 14 anos na imprensa escrita, como âncora de TV e como chefe das Notícias da Rádio Dinamarquesa (DR), respectivamente. Portanto, ela tem um envolvimento muito elaborado em questões relacionadas à interação entre mídia, público e democracia. Connie Hedegaard foi Comissária Europeia para a Ação Climática de 2010 a 2014, durante a qual liderou as negociações para a adoção do Quadro Climático e Energético da UE para 2030. Como Comissária Europeia, ela também foi responsável pelo Roteiro 2050 para a transição para uma economia de baixo carbono e representou a UE nas negociações climáticas internacionais.

Francis Kéré, Fundador e Diretor, Kéré Architecture, vencedor do Prêmio Pritzker 2022

Francis Kéré é um arquiteto burquinense renomado internacionalmente e o vencedor do Prêmio de Arquitetura Pritzker 2022. O Sr. Kéré é reconhecido por sua abordagem pioneira ao design e modos sustentáveis de construção. Sua vocação para se tornar um arquiteto vem de um compromisso pessoal de servir à comunidade em que cresceu e de uma crença no potencial transformador da beleza. Em 2004, seu primeiro prédio - a Escola Primária de Gando, que ele projetou, arrecadou fundos e realizou em colaboração com os moradores de sua cidade natal enquanto ainda era estudante na Universidade Técnica de Berlim - recebeu o prestigioso Prêmio Aga Khan de Arquitetura, conquistando aclamação crítica desde o início de sua carreira. Em 2005, ele fundou seu escritório de arquitetura, Kéré Architecture GmbH, e a Fundação Kéré e.V., uma organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos em Gando. Desde então, Kéré se tornou um dos arquitetos contemporâneos mais distintos do mundo, com uma visão ao mesmo tempo utópica e pragmática. Inspirado pelas particularidades de cada localidade do projeto e sua teia social, ele e sua equipe trabalham em projetos nos quatro continentes. Estes incluem seus projetos para a Assembleia Nacional de Burkina Faso, a Escola Secundária Lycée Schorge, a Clínica Cirúrgica e Centro de Saúde Léo, o Pavilhão Serpentine de 2017 e Xylem, o pavilhão recentemente inaugurado para o Tippet Rise Art Centre.

Minik Rosing, Professor de Geologia, Universidade de Copenhague

Minik Rosing é professor de Geologia na Universidade de Copenhague. Sua pesquisa se concentra no impacto da vida na evolução geológica da Terra. Quando e como a vida surgiu na Terra? Quando a fotossíntese evoluiu? Podemos estimular a vida para mitigar as mudanças globais na química da atmosfera e dos oceanos e limitar as mudanças resultantes no clima?

Essas são as (muito) grandes questões que Minik e sua equipe estão explorando. Em seu diálogo com Francis Kéré, Minik explicará como milhões de anos de evolução moldaram nosso pensamento sobre os recursos da Terra e a forma como os consumimos, e como coletivamente podemos avançar para um paradigma de recursos mais sustentável.

Graças à VELUX, estamos trazendo a você uma cobertura exclusiva do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA 2023. Veja a cobertura completa aqui.

Sobre este autor
Cita: Hernández, Diego. "Francis Kéré e Minik Rosing: repensando os recursos e como fazer mais com menos" [Francis Kéré & Minik Rosing: Rethinking Resources - How To Do More With Less] 14 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003754/francis-kere-e-minik-rosing-repensando-os-recursos-e-como-fazer-mais-com-menos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.