Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente

Projetar um banheiro exige um grande cuidado com os detalhes para que ele se mantenha bonito e organizado. A quantidade de produtos de higiene e cuidados de saúde, normalmente guardados nesse ambiente, exigem não apenas armários funcionais, mas também outras estratégias. Cada vez mais vemos a solução do nicho sendo utilizada para criar um recuo na parede que permite otimizar o espaço disponível e, de brinde, tornar o ambiente mais esteticamente agradável. Por isso, aqui trazemos alguns exemplos de nichos de banheiro e dicas para sua instalação, assim como outros exemplos que vão além das tradicionais saboneteiras.

Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 2 de 17Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 3 de 17Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 4 de 17Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 5 de 17Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Mais Imagens+ 12

Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 7 de 17
Casa da Luz / Delton Leandro Arquitetura. Foto: © OKA Fotografia

Nicho de banheiro

Para a criação do nicho de banheiro não há uma regra de tamanho específica, isso dependerá da quantidade de produtos que os clientes costumam ter. A principal preocupação neste quesito é colocá-lo numa altura que facilite o acesso aos produtos. Portanto, o ideal é que ele comece ao menos a 90 cm do chão e a altura dele tenha pelo menos 30 cm para comportar produtos maiores, como xampus e condicionadores. Lembrando que estes elementos podem ter formatos horizontais e verticais, e podem ocupar qualquer espaço do banheiro, a fim de otimizar sua funcionalidade e estética.


Artigo Relacionado

Banheiros: tendências e inspirações para seu projeto

Para colocar um nicho é necessário também se atentar ao projeto hidráulico para não interferir em nenhum cano, por isso, é fundamental consultar um arquiteto ou designer de interiores para estudar a parede existente e propor a melhor forma de construir o nicho nela. Quanto aos materiais, eles devem ser impermeáveis. Por isso, as pedras são as mais utilizadas e desejadas. Mas também há casos que adotam o gesso, porcelanato e concreto. Outro destaque vai para a possível iluminação indireta que pode ser criada a partir do detalhamento destas peças e trazer uma atmosfera diferente para o ambiente quando a luz está ligada. 

Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 5 de 17
Casa Malota / Aresto Arquitetura. Foto: © Adriano Pacelli
Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 15 de 17
Casa Trem / ARKITITO Arquitetura. Foto: © Fran Parente
Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 13 de 17
Residência HFL / Metrópole Arquitetos. Foto: © Manuel Sá
Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 8 de 17
Apartamento Vermelho / Mana arquitetura. Foto: © Carolina Lacaz
Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 3 de 17
Apartamento Vivi / Alan Chu. Foto: © Djan Chu
Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 16 de 17
Casa RUP Baroneza / Gálvez & Márton Arquitetura. Foto: © Pedro Napolitano

Extensão da Pia e Bancos de Apoio

Além dos nichos, apresentamos aqui alguns projetos que adotaram outras estratégias que ajudam a organizar os produtos no banheiro. Uma delas é estender o balcão da pia até o box, num desenho que adota um traço que integra ambos os espaços. A outra é construir bancos de apoio que, além de servirem para o usuário se sentar no dia que busca por um banho mais relaxado, também pode ajudar a apoiar objetos. 

Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 11 de 17
Casa Maria Rosa / VAGA. Foto: © Carolina Lacaz
Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 12 de 17
Casa Vertical / Tsou Arquitectos. Foto: © Ivo Tavares Studio
Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 14 de 17
Apartamento no Edifício Mônica / Vapor arquitetura. Foto: © Arthur Duarte
Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente - Imagem 9 de 17
Casa Sala / H.a. Foto: © Quang Dam

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Nicho para banheiro e outras dicas para otimizar o espaço e estética deste ambiente" 04 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003478/nicho-para-banheiro-e-outras-dicas-para-otimizar-o-espaco-e-estetica-do-banheiro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.