Pensar fora da caixa: arquiteturas que exploram a versatilidade dos domos

Casas e prédios são um dos primeiros temas que as crianças aprendem a desenhar. A simples disposição de quadrados e retângulos com um triângulo em cima é fácil e eficiente, e rapidamente identificável. No entanto, uma vez que passamos do desenho para a construção, talvez existam maneiras melhores de se erguer uma edificação. Esses cinco exemplos de edifícios, pavilhões e instalações com cúpulas reforçam a ideia de que há uma maneira mais fácil de fazer quando se pensa fora do quadrado.

Roskilde Dome 2012 / Kristoffer Tejlgaard

Pensar fora da caixa: arquiteturas que exploram a versatilidade dos domos - Imagem 2 de 11
Roskilde Dome 2012 / Kristoffer Tejlgaard. Imagem © Kristoffer Tejlgaard

Um domo geodésico como o projetado por Kristoffer Tejlgaard para o Festival de Roskilde "é uma construção que otimiza o uso de recursos", afirma o arquiteto. Ao imitar a matemática da química na natureza, a estrutura molecular do alotrópico Fullereno - nomeado em homenagem ao arquiteto e designer R. Buckminster Fuller - é recriada para fornecer "força e estabilidade para construir grandes espaços usando o mínimo de materiais de construção", explica Tejlgaard.

Com o foco de Buckminster Fuller no uso de recursos com eficiência ambiental agora compartilhado em todo o mundo, e a capacidade do método de construir uma estrutura resistente de madeira compensada que resistirá às demandas de um festival de música de oito dias, o geodésico Roskilde Dome é um exemplo perfeito para outros resumos para estruturas semi-permanentes a seguir.

Pensar fora da caixa: arquiteturas que exploram a versatilidade dos domos - Imagem 3 de 11
Roskilde Dome 2012 / Kristoffer Tejlgaard. Imagem © Kristoffer Tejlgaard

Cúpula de Cerimônias Son La / VTN Architects

Pensar fora da caixa: arquiteturas que exploram a versatilidade dos domos - Imagem 4 de 11
Cúpula de Cerimônias Son La / VTN Architects. Imagem © Hiroyuki Oki

Se dizem que o Roskilde Dome usa a natureza para garantir a resistência em sua construção, então a Cúpula de Cerimônias de Son La, no Vietnã, vai um passo além. Inspiradas na estrutura das tradicionais cestas de bambu, as cúpulas superdimensionadas de até 15,6 metros de altura apresentam uma estrutura dupla de bambu sob telhados de palha, dando-lhes a aparência de uma fileira de cocos formada cuidadosamente.

Com o bambu sendo um material local familiar, as cinco cúpulas - projetadas e construídas como espaços comunitários, como um grande salão cerimonial, hall de entrada e restaurante - harmonizam-se com o ambiente natural, "O horizonte criado pelas diferentes alturas das cúpulas foi inspirado na linha das montanhas ao redor", explicam os arquitetos da VTN Architects.

Pensar fora da caixa: arquiteturas que exploram a versatilidade dos domos - Imagem 5 de 11
Cúpula de Cerimônias Son La / VTN Architects. Imagem © Hiroyuki Oki

Shopping Center Chadstone / CallisonRTKL + The Buchan Group

Pensar fora da caixa: arquiteturas que exploram a versatilidade dos domos - Imagem 6 de 11
Eco-Luxurious Dômes Charlevoix Accommodations / Bourgeois / Lechasseur architectes. Imagem © Maxime Valsan

As cúpulas nem sempre precisam assumir todos os requisitos estruturais de um edifício para causar um grande impacto. O Centro Comercial Chadstone em Melbourne, na Austrália, proporcionou aos visitantes vista para o céu azul instalando um teto abobadado paramétrico em forma de grade ao longo de sua espinha dorsal.

"Uma celebração perfeita de engenharia e arquitetura", anunciam os arquitetos do The Buchan Group. O projeto apresenta um dramático telhado de vidro em forma de grade como peça central, pairando sobre o maior e mais popular shopping center fechado do hemisfério sul. A estrutura de treliça e a curvatura dupla do telhado de 7.000 m² de 31 m de altura usam modelagem paramétrica 3D para obter a resistência e a capacidade estrutural necessárias para tal projeto.

Pensar fora da caixa: arquiteturas que exploram a versatilidade dos domos - Imagem 7 de 11
Eco-Luxurious Dômes Charlevoix Accommodations / Bourgeois / Lechasseur architectes. Imagem © Maxime Valsan

Eco-Luxurious Dômes Charlevoix Accommodations / Bourgeois / Lechasseur architectes

Pensar fora da caixa: arquiteturas que exploram a versatilidade dos domos - Imagem 8 de 11
Shopping Center Chadstone / CallisonRTKL + The Buchan Group. Imagem © CallisonRTKL

Com 900.000 km² de floresta densa, o sul de Quebec oferece uma ampla variedade de locais e atividades turísticas para viajantes em busca de aventura, em qualquer estação do ano. No entanto, a área também sofre com seu isolamento. Com acampamentos e trilhas acessíveis apenas por estradas estreitas de terra, a construção é difícil.

Dômes Charlevoix é uma coleção de três acomodações eco-luxuosas construídas nas árvores, a uma curta caminhada da estrada. A leveza das estruturas de aço geodésicas das cúpulas permitiu que os materiais de construção necessários fossem facilmente transportados para o local, antes que uma lona cinza fosse colocada sobre o topo, criando superfícies aconchegantes com efeito capitonê. “Cada um dos três está localizado na encosta da montanha”, explicam os arquitetos. “Situados em um pátio de madeira, abrigam um spa com vista para o cenário natural”.

Pensar fora da caixa: arquiteturas que exploram a versatilidade dos domos - Imagem 9 de 11
Shopping Center Chadstone / CallisonRTKL + The Buchan Group. Imagem © CallisonRTKL

Second Dome / DOSIS

Pensar fora da caixa: arquiteturas que exploram a versatilidade dos domos - Imagem 10 de 11
Second Dome / DOSIS. Imagem © Iwan Baan

Se a velocidade e a facilidade de construção são um obstáculo para um projeto e apenas uma estrutura temporária é necessária, existem maneiras ainda mais fáceis e rápidas de fazê-lo. Procurando maneiras de criar pavilhões ultra-flexíveis temporários 'pop-up', a Second Home encarregou o escritório de arquitetura DOSIS com o desafio, e o resultado foi mais 'explosivo' do que 'pop-up': uma rede de 400 m² de bolhas que se espalham por London Fields como gotas d'água.

Usado como casa de eventos comunitários gratuitos para famílias locais, "o espaço reconfigurável pode se transformar em minutos", explica a DOSIS, "respondendo automaticamente ao vento e à pressão", a rede de cúpulas requer quantidades extremamente baixas de energia para sua fabricação e montagem.

Pensar fora da caixa: arquiteturas que exploram a versatilidade dos domos - Imagem 11 de 11
Second Dome / DOSIS. Imagem © Iwan Baan

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Pensar fora da caixa: arquiteturas que exploram a versatilidade dos domos" [The Arched Architecture of Domes Construction’s Hidden Treasure] 29 Jul 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003178/pensar-fora-da-caixa-arquiteturas-que-exploram-a-versatilidade-dos-domos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.