Rio Nilo como laboratório: pavilhão do Egito explora arquitetura e território na Bienal de Veneza 2023

Ao longo do maior rio do mundo, o Rio Nilo, vários ambientes naturais e paisagens têm sido impactados negativamente por intervenções que não consideram o contexto ou respeitam culturas locais. Em resposta, o NiLab, pavilhão egípcio na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura da La Biennale di Venezia, tem como objetivo revisitar esses lugares e destacar o valor do desenho arquitetônico na promoção de um desenvolvimento mais sustentável e culturalmente consciente ao longo do rio. A exposição intitulada "NiLab: Nilo como Laboratório", reconhece a extensão excepcional, a importância histórica e o impacto nas paisagens naturais e humanas do Nilo, fazendo dele um cenário ideal para reflexão sobre questões contemporâneas.

Rio Nilo como laboratório: pavilhão do Egito explora arquitetura e território na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 11Rio Nilo como laboratório: pavilhão do Egito explora arquitetura e território na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 11Rio Nilo como laboratório: pavilhão do Egito explora arquitetura e território na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 11Rio Nilo como laboratório: pavilhão do Egito explora arquitetura e território na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 11Rio Nilo como laboratório: pavilhão do Egito explora arquitetura e território na Bienal de Veneza 2023 - Mais Imagens+ 6

Curado por Ahmed Sami Abd Elrahman, Marina Tornatora, Ottavio Amaro, Moataz Samir e Ghada Farouk, o NiLab serve como um laboratório de conhecimento e geração de ideias e projetos relacionados ao Nilo. A apresentação fomenta discussões sobre água, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. A exposição é dividida em seis temas: Natureza, Agro, Urbe, Infraestrutura, Indústria e Arqueologia, cada um correspondendo a diferentes partes da paisagem do Nilo. Arquitetos de várias universidades e países colaboraram em 18 locais de intervenção do projeto, mostrando uma série de abordagens inovadoras e ambientalmente conscientes.

Rio Nilo como laboratório: pavilhão do Egito explora arquitetura e território na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 11
Instalação na Bienal de Veneza. Imagem Cortesia de NiLab

A exposição convida à participação, pesquisa e diálogo internacional sobre mudanças climáticas, escassez de água e desenvolvimento sustentável. Cenários futuros são vislumbrados com a apresentação de um quadro abrangente de estudos e propostas que analisam os desafios dos respectivos locais. Os projetos visam restaurar o equilíbrio entre a natureza, a intervenção humana e a preservação histórica. Além disso, as propostas de design arquitetônico aspiram criar novas condições para uma convivência harmoniosa, respeitando o contexto local. A exposição não fornece uma conclusão definitiva de pesquisa, mas incentiva a reflexão contínua. Convida estudantes, professores e pesquisadores a participar ativamente de discussões sobre potenciais cenários futuros para o rio.

Ao entrar no pavilhão, os visitantes são imersos em um espaço que lhes permite experimentar a perspectiva do Rio Nilo. Projeções em toda a sala guiam o público ao longo do caminho do rio, do Lago Nasser ao Mar Mediterrâneo, mostrando os laços na relação entre natureza, civilização e história. No centro do pavilhão, uma reconstrução de um Barco Solar, um barco antigo egípcio que simboliza o renascimento, servindo como uma presença surreal. Além disso, uma mesa permite aos visitantes explorar livros que resumem os projetos e visões desenvolvidos para o Nilo, enfatizando o trabalho arquitetônico coletivo.

Rio Nilo como laboratório: pavilhão do Egito explora arquitetura e território na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 9 de 11
Projeto apresentado no NiLab: Karaman Island – Sohag. Imagem Cortesia de NiLab

O rio deve continuar sendo o centro da vida e do desenvolvimento no Egito por meio de pesquisa e cooperação entre países. - Ahmed Sami Abd Elrahman, Marina Tornatora, Ottavio Amaro, Moataz Samir e Ghada Farouk, Curadores do Pavilhão Egípcio

Rio Nilo como laboratório: pavilhão do Egito explora arquitetura e território na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 11
Instalação na Bienal de Veneza. Imagem Cortesia de NiLab

Outros países apresentaram exposições explorando a importância do uso de paisagens e recursos locais no futuro do ambiente construído na Bienal de Arquitetura de 2023. O Pavilhão Espanhol "Foodscapes" tem como foco a arquitetura de produção, distribuição e consumo, imaginando modelos futuros para alimentar o mundo sem danificar o planeta. O Pavilhão Belga "In Vivo" investiga a nova relação do arquiteto com os recursos, desafiando nosso sistema de produção e sugerindo alternativas arquitetônicas mais sustentáveis. O Pavilhão da Arábia Saudita "Irth" explora as qualidades dos materiais em relação à paisagem saudita.

Rio Nilo como laboratório: pavilhão do Egito explora arquitetura e território na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 7 de 11
Frame de filme NiLab. Imagem Cortesia de NiLab
Rio Nilo como laboratório: pavilhão do Egito explora arquitetura e território na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 8 de 11
Frame de filme NiLab. Imagem Cortesia de NiLab

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Rio Nilo como laboratório: pavilhão do Egito explora arquitetura e território na Bienal de Veneza 2023" [Nile as Laboratory: The Pavilion of Egypt Explores Architecture and Territory at the 2023 Venice Architecture Biennale] 16 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1002017/rio-nilo-como-laboratorio-pavilhao-do-egito-explora-arquitetura-e-territorio-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.