A vida é temporária: instalações ao ar livre que destacam a natureza passageira da humanidade

A Teoria da Relatividade de Einstein introduz o conceito de que o tempo, como o conhecemos, não é tão estável e confiável como parece. Como característica definidora que é referência em toda a história da humanidade, a falibilidade do tempo é uma perspectiva confusa. Quinze minutos, por exemplo, parecem uma eternidade enquanto se espera em uma fila, e ainda assim, os trezentos mil anos de história humana parecem ser poucos minutos na vida da Terra.

Então, quando falamos em "salvar o planeta" ao desacelerar e reverter a crise climática, o que realmente queremos dizer é prolongar nossa própria existência nele. Porque não importa o que façamos, essa massa rochosa que chamamos de casa continuará seguindo seu curso no Sistema Solar por mais alguns bilhões de anos. Com efeito, a humanidade em si é apenas uma instalação temporária.

As quatro instalações apresentadas a seguir investigam nossa relação humana com o tempo e como isso afeta nossas vidas na Terra.

Home Memories Installation / balbek bureau

A vida é temporária: instalações ao ar livre que destacam a natureza passageira da humanidade - Imagem 2 de 9
Instalação Home Memories / balbek bureau. Imagem © Slava Balbek

Estações na Antártica realizam pesquisas científicas vitais não apenas sobre a história do planeta, mas também pesquisas de ponta sobre nosso futuro, investigando mudanças no clima antártico. Mas a vida no isolamento de um acampamento de pesquisa polar pode ser difícil. Os arquitetos do balbek bureau, de Kiev, transformaram um tanque de combustível em desuso na base ucraniana Vernadsky em uma instalação que traz o conforto visual de uma casa para seus habitantes.

"Visualizando a estação como uma casa longe de casa", os arquitetos basearam a instalação Memórias Domésticas "na imagem de uma casa rural ucraniana". Como um museu de uma casa, a instalação inclui objetos e materiais de lembrança da Ucrânia, como cerâmica pintada. O projeto exigia uma estrutura que fosse facilmente transportada e montada, resistente às condições climáticas adversas e segura para a população de pinguins da ilha.

A vida é temporária: instalações ao ar livre que destacam a natureza passageira da humanidade - Imagem 3 de 9
Instalação Home Memories / balbek bureau. Imagem © Slava Balbek

Falling Hours / BIAD

A vida é temporária: instalações ao ar livre que destacam a natureza passageira da humanidade - Imagem 4 de 9
Falling Hours / BIAD. Imagem © Arch-exist

A instalação Falling Hours na praia de Aranya convida os foliões da véspera de Ano Novo a despejar areia retirada da praia ao redor em um funil, equilibrado acima da estrutura circular de gelo. Com o passar da meia-noite, um momento simbólico de renovação, o grupo coletivamente abre a ampulheta e permite que as areias coletadas fluam para o espaço, antes de escrever suas esperanças e sonhos para o próximo ano na membrana acima.

Em uma metáfora para toda a existência humana, a maior parte da estrutura então retorna de onde veio. "À medida que o tempo passa", explicam os arquitetos do BIAD, "a areia volta para a praia, o gelo derrete no oceano, e resta apenas uma membrana para documentar as memórias de Ano Novo de Aranya 2023."

A vida é temporária: instalações ao ar livre que destacam a natureza passageira da humanidade - Imagem 5 de 9
Falling Hours / BIAD. Imagem © BIAD

Caminho do Sol, Rajab to Shawwal 1444 / Civil Architecture

A vida é temporária: instalações ao ar livre que destacam a natureza passageira da humanidade - Imagem 6 de 9
Caminho do Sol, Rajab to Shawwal 1444 / Civil Architecture. Imagem © Ali Ismail Karimi

Representado unicamente pela posição do sol, em vez da estimativa da cronometragem de um dia de 24 horas ou calendário de 365/6 dias, os relógios de sol ainda estão entre as representações mais precisas do tempo que temos. Em outra instalação que representa a passagem do tempo e a falta de controle que a humanidade tem sobre ele, o Caminho do Sol da Civil Architecture é uma enorme cobertura de 2400 metros quadrados com aberturas cuidadosas que age como um relógio de sol invertido.

O raio de sol resultante “passa por linhas no chão correspondentes a horas, meses e estações, bem como objetos escultóricos que indicam momentos significativos da história islâmica”, explicam os arquitetos do conceito. "Nossa percepção do movimento do sol e da cor do céu fornece uma indicação geral da hora, em contraste com a noção abstrata de tempo criada pelos relógios digitais."

A vida é temporária: instalações ao ar livre que destacam a natureza passageira da humanidade - Imagem 7 de 9
Caminho do Sol, Rajab to Shawwal 1444 / Civil Architecture. Imagem © Ali Ismail Karimi

Greenstation / locallll

A vida é temporária: instalações ao ar livre que destacam a natureza passageira da humanidade - Imagem 8 de 9
Greenstation / locallll. Imagem © Artishot

Com o tempo médio necessário para carregar as baterias de carros elétricos para um nível utilizável em torno de 30 minutos, mesmo em uma carga rápida, os motoristas em pausa precisam de algo para ocupar suas mentes que não seja ficar olhando para o medidor e se perguntando se eles querem um chocolate. Alguns recebem bem a oportunidade de esticar as pernas e esvaziar o tanque em uma parada confortável, é claro, e as estações de serviço modernas parecem mais shopping centers com pontos de venda de comida, assentos confortáveis ​​e Wi-Fi gratuito tornando a espera ainda mais fácil, mas não é a pavimentação da paisagem um pouco contra o ponto ambiental?

Reduzir os tempos de carregamento sem dúvida aceleraria nossa transição para um transporte livre de emissões, mas enquanto esperamos que a tecnologia se atualize, podemos nos ajudar mudando nossa mentalidade. As estações de carregamento EV do conceito Greenstation da Noruega fornecem entre 2-24 pontos de carregamento sob cobertura de vegetação ou cobertura de painéis solares que se misturam com a paisagem local e podem oferecer "um mapa digital mostrando caminhadas locais e locais de interesse em um raio de 15 raio de caminhada de um minuto" e outras comodidades locais e de baixo custo, explicam os arquitetos do escritório locallll.

A vida é temporária: instalações ao ar livre que destacam a natureza passageira da humanidade - Imagem 9 de 9
Greenstation / locallll. Imagem © Artishot

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "A vida é temporária: instalações ao ar livre que destacam a natureza passageira da humanidade" [Life Is Temporary: Outdoor Installations That Highlight the Transient Nature of Humanity] 05 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001848/a-vida-e-temporaria-instalacoes-ao-ar-livre-que-destacam-a-natureza-passageira-da-humanidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.