4 Projetos de habitação social que fazem uso de pátios centrais

A habitação social traz muitos estigmas injustos consigo. Embora muitos projetos comecem bem com sessões de fotos brilhantes de inaugurações, as câmeras acabam indo embora, o investimento tende a secar e a manutenção é cortada. A falta de espaços verdes adequados segue, devido à baixa manutenção. Eventualmente o resultado são comunidades esquecidas e isoladas que se transformam em guetos.

Embora facilmente culpada, a arquitetura de blocos elevados de moradia social não é a causa do problema, mas pode ser parte da solução. Construir para cima em vez de para fora ainda oferece uma rota sensata através das crises habitacionais e sociais atuais - compartilhando espaço e recursos.

Além disso, esses quatro projetos de toda a Europa mostram que integrar empreendimentos de habitação social em torno de pátios acessíveis e espaços verdes sustentáveis ajuda a atrair comunidades e mante-las juntas.

159 Habitações Sociais em Madri / TAAs arquitectos, Javier + Alia García Germán

4 Projetos de habitação social que fazem uso de pátios centrais - Imagem 2 de 9
159 Habitações Sociais em Madri / TAAs arquitectos, Javier + Alia García Germán. Imagem © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

Em um grande terreno, os arquitetos da TAAs arquitectos, Javier + Alia García Germán, escolheram dividir as 159 unidades em um ambiente urbano nos arredores de Madrid, Espanha, em dois cantos, formando dois pátios menores. Em uma área de expansão, os edifícios estão situados na proximidade de vazios urbanos, em uma encosta voltada para o sul, resultando em um ganho de calor pronunciado que precisava da atenção dos arquitetos.

‘Devido à grande profundidade dos blocos de habitação, propõe-se criar uma rede de espaços públicos interiores que introduz ventilação e iluminação no interior do edifício. Esta rede, composta por corredores e condensadores, tem ligação direta com as praças, formando espaços que vão congregar a interação social do complexo. Para a localização desta rede de instalações, foram levados em consideração os ventos frescos do nordeste que sopram nas noites de verão em Madri, e que têm a possibilidade de resfriar passivamente o interior do edifício. A rede foi projetada parametricamente para garantir seu bom desempenho climático.’

4 Projetos de habitação social que fazem uso de pátios centrais - Imagem 3 de 9
159 Habitações Sociais em Madri / TAAs arquitectos, Javier + Alia García Germán. Imagem © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)

The Sunflower Houses / Arenas Basabe Palacios + Buschina & Partner

4 Projetos de habitação social que fazem uso de pátios centrais - Imagem 4 de 9
Casas do Girassol / Arenas Basabe Palacios + Buschina & Partner. Imagem © Kurt Hoerbst

Os espaços verdes confortáveis e acessíveis são uma grande vantagem em um empreendimento habitacional vertical incapaz de fornecer jardins privativos. Por mais amigáveis e acolhedores que pareçam durante o primeiro verão, após alguns anos de negligência inevitável pelo governo local, o brilho desaparece.

‘A Arenas Basabe Palacios foi contratada para projetar e executar 11 blocos habitacionais de diferentes escalas com 82 habitações e um total de 9.500 m² construídos, incluindo espaços comunitários, bicicletários coletivos e lojas no térreo. No tecido urbano, esta sucessão de edificações costura elementos urbanos distintos: um edifício histórico reabilitado como centro cultural, um conjunto de habitações de gestão cooperativa e uma praça urbana com serviços e comércio local.’

4 Projetos de habitação social que fazem uso de pátios centrais - Imagem 5 de 9
Casas do Girassol / Arenas Basabe Palacios + Buschina & Partner. Imagem © Kurt Hoerbst

85 Habitações Sociais em Cornellà / Peris+Toral.arquitectes

4 Projetos de habitação social que fazem uso de pátios centrais - Imagem 6 de 9
85 Habitações Sociais em Cornellà / Peris+Toral.arquitectes. Imagem © José Hevia

Os espaços ao ar livre comunitários bem mantidos e bem povoados são um destaque das campanhas de marketing de desenvolvimento público, com maquetes digitais apresentando todas as idades e grupos de pessoas. Mas, na realidade, esses espaços idílicos muitas vezes ficam sem uso e despercebidos, e o desenvolvimento da comunidade é difícil se as pessoas não interagem.

‘Em vez de entrar direta e independentemente da fachada externa em cada saguão do edifício, os quatro núcleos de circulação vertical estão localizados nos quatro cantos do pátio, de modo que todos os vizinhos convergem e se encontram na praça ao centro. Na planta tipo, as habitações são acessadas através dos terraços privados que compõem a sequência dos espaços externos com vista para o pátio. A planta geral do edifício está organizada em uma matriz de unidades comunicantes. Há 114 unidades por andar, e 543 no edifício, de dimensões semelhantes, eliminando corredores privados e comunitários para aproveitar ao máximo a planta do edifício.’

4 Projetos de habitação social que fazem uso de pátios centrais - Imagem 7 de 9
85 Habitações Sociais em Cornellà / Peris+Toral.arquitectes. Imagem © José Hevia

Street and Garden Apartments / rh+ architecture

4 Projetos de habitação social que fazem uso de pátios centrais - Imagem 8 de 9
Street and Garden Apartments / rh+ architecture. Imagem © Luc Boegly

Adicionar um pátio a um empreendimento habitacional é fácil quando há bastante espaço para a estrutura cercar o local. No entanto, não é tão simples quando o caso é um lote não apenas no centro de uma das cidades mais urbanizadas da Europa, mas no centro de uma rua movimentada de casas geminadas.

O lote de 9 metros de largura dos Street and Garden Apartments da rh+ architecture em Paris, França, apresentou aos arquitetos um desafio, mas ao dividir o desenvolvimento em duas metades, eles foram capazes de deixar um espaço de jardim compartilhado no meio. "A construção de dois edifícios separados por jardins foi o melhor desempenho em termos de ventilação, uso da terra e vistas", explicam os arquitetos, pois "a maioria dos domicílios tem duas fachadas opostas e uma varanda ou terraço".

4 Projetos de habitação social que fazem uso de pátios centrais - Imagem 9 de 9
Street and Garden Apartments / rh+ architecture. Imagem © Luc Boegly

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "4 Projetos de habitação social que fazem uso de pátios centrais" [4 Social Housing Developments That Wrap Around Central Courtyards] 17 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001564/4-projetos-de-habitacao-social-que-fazem-uso-de-patios-centrais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.