O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Novo projeto de iluminação para o antigo Mercado de Born / Lledó Iluminación

Novo projeto de iluminação para o antigo Mercado de Born / Lledó Iluminación

Novo projeto de iluminação para o antigo Mercado de Born / Lledó Iluminación
Novo projeto de iluminação para o antigo Mercado de Born / Lledó Iluminación, © vía lucescei
© vía lucescei

O Mercado de Born, em Barcelona, foi reconvertido em um Centro Cultural e está próximo a ser inaugurado em 11 de Setembro de 2013. Sua arquitetura que data de 1714 e compartilha um sítio arqueológico, adapta-se a seu novo uso de espaço público construindo um edifício fechado no interior de outro aberto; lugar onde Lledó Iluminación realizará um projeto exclusivo de iluminação.

© vía lucescei © vía lucescei © vía lucescei © vía lucescei + 6

Mais informações a seguir.

| Arquitetura
O projeto arquitetônico foi realizado por Enric Sòria i Badia, com a colaboração de Mel Brusaferri, onde se respeitou tanto o sistema construtivo, assim como os materiais deste envolvente, singular e histórico edifício.

© vía lucescei
© vía lucescei

A nova estrutura desenvolve-se em dois níveis. O primeiro, o qual protege os restos das cinquenta casas e estruturas viárias que se escondiam abaixo do antigo mercado; vestígios estes que poderão ser vistos e visitados. No segundo nível, acessa-se da rua. Este novo Centro Cultural de Born é projetado como um edifício transitável longitudinalmente, uma praça pública por onde pode-se circular livremente. 

© vía lucescei
© vía lucescei

|Iluminação
O novo volume fechado carateriza-se pela repetição geométrica e seu conceito de uma estrutura industrial de um antigo mercado. Sendo assim, o sistema de iluminação funcional é resolvido com luminárias de metal suspensas a 4 metros, emolduradas pelas arcadas da estrutura original.

© vía lucescei
© vía lucescei

A luz é direcionada ao plano de trabalho, proporcionando, por reflexão, um grau ilumínico às fachadas de vidro e ao teto do edifício, transformando o espaço como uma lâmpada, pelo entorno circular e geométrico que o rodeia, denotando a presença de um conjunto monumental.

© vía lucescei
© vía lucescei

Seguindo as normas referentes à instalação de emergência em zonas comuns, optou-se pela iluminação de emergência Led de Odel-lux 4185 - de design minimalista, moderado e com uma lente específica que aproveita a luz na direção que necessita.

Cita: Yávar, Javiera. "Novo projeto de iluminação para o antigo Mercado de Born / Lledó Iluminación" [Nuevo proyecto de iluminación para el antíguo Mercado de Born / Lledó Iluminación] 09 Fev 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/96713/novo-projeto-de-iluminacao-para-o-antigo-mercado-de-born-slash-lledo-iluminacion> ISSN 0719-8906