O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Projeto de Brooks + Scarpa para a Capela Interconfessional na Flórida

Projeto de Brooks + Scarpa para a Capela Interconfessional na Flórida

Projeto de Brooks + Scarpa para a Capela Interconfessional na Flórida
© Courtesy of Brooks + Scarpa Architects
© Courtesy of Brooks + Scarpa Architects

O aclamado escritório Brooks + Scarpa Architects, junto com a KZF Design, liberaram os planos para a uma noca Capela Interconfessional na Universidade de North Florida. Inspirando-se no desenho de um fluído vestido de noiva, seu traço informal - reminiscente de uma figura alegórica como da Justiça, Fé, Esperança, Caridade, Prudência e Fortitude - flui e culmina no topo com uma grande abertura zenital cuja luz é difusa por uma torre treliçada de madeira derivada do símbolo do infinito.   

A estrutura simbólica e de 650 m² irá fornecer aos estudantes um espaço espiritual íntimo que poderá ser usado diariamente, ao mesmo tempo em que suporta uma variedade de diversos serviços religiosos, como cerimônias estudantis, palestras, práticas de meditação, casamentos, performances musicais e mais. 

Mais sobre a Capela de Brooks + Scarpa, abaixo.

© Courtesy of Brooks + Scarpa Architects
© Courtesy of Brooks + Scarpa Architects

Descrita por Brooks + Scarpa, “Essa combinação de fluídos elementos naturais e cósmicos resulta em um edifício único e formal, promovendo um interior aconchegante com uma luz filtrada e suave. Ela inspira uma fascinação indelével; um estado mental sonhador que envolve o usuário, reforça seu senso de consciência e traz um entendimento mais profundo da experiência". 

O projeto proposto aloca estrategicamente  janelas e aberturas ao redor do edifício permitindo vistas e conexões visuais do lago adjacente, os bosques próximos, e outras importantes características naturais e cósmicas. Algumas janelas estão alinhadas aos solstícios de inverno e verão, e assim garantem a penetração de quantidades únicas de luz natural que só são possíveis durante estes momentos especiais. Outras aberturas voltam-se para o lago, o jardim e fornecem uma agradável entrada à capela. Todos esses fatores dão aos usuários a oportunidade de se misturarem com momentos especias de fenômenos naturais que se conectam e honram o papel da fé e da espiritualidade.  

Corte Longitudinal
Corte Longitudinal

Uma das orientações mais marcantes vem de uma janela colocada bem acima do chão, ao norte, a 30 graus, acima da horizontal, que fornece vistas noturnas diretas da Polaris - a histórica e mundialmente importante estrela de navegação, "North Star". Esta conexão direta do interior do santuário com um importante símbolo cósmico incentiva o espectador a refletir e forjar um entendimento mais profundo e significativo do fundamental, ainda relações delicadas que existem entre si, nossas culturas coletivas, o mundo natural e seus recursos vitais.

© Courtesy of Brooks + Scarpa Architects
© Courtesy of Brooks + Scarpa Architects

Estrutura

A estratégia desenvoldida para o sistema estrutural emergem do desejo de construir um layout interior flexível e fluído envolto por um véu. Para alcançar este objetivo, um sistema de armação de madeira lamela é utilizado para moldar o edifício. Inicialmente desenvolvido para armazéns e outros usos industriais como uma estrutura de baixa tecnologia capaz de alcançar vãos muito longos, os sistemas de treliça de madeira de lamelas têm sido usados ​​por quase 100 anos.

Vãos estruturais e elementos individuais de madeira laminada colada são ligados ao longo de um padrão de diagonais cruzadas, a fim de formar uma estrutura de cobertura moldada como uma abóbada existente na caixa de ovo. Esta abordagem da estrutura do edifício permite uma sistemática viável para o complexo perímetro.

Planta
Planta

Sustentabilidade

O edifício distingue-se da maioria dos projetos desenvolvidos convencionalmente ao incorporar medidas de eficiência energética passiva e ativa e otimizar a performance do edifício, garantindo o uso reduzido de energia durante todas as fases da construção e ocupação. A grande estrutura do telhado cria um loop contínuo ao redor do edifício dentro e fora, como uma caneta que nunca é tirada da folha, mas reforça a intenção de tecê-los espacialmente juntos, como um único espaço, o interior e o exterior. Ao fazer isso, a cobertura também fornece sombra para resfriar o prédio, reduzindo a luz solar direta, melhorando a privacidade, enquanto ainda permite a entrada de luz natural e ventilação suficientes quando a umidade está em níveis toleráveis.

Fachada Sul
Fachada Sul

Estratégias de design passivo incluem: localização e orientação do edifício para controlar as cargas de refrigeração solar; moldar e orientar a construção para a exposição aos ventos predominantes; moldar o edifício para induzir a flutuabilidade para a ventilação natural; projetar janelas para maximizar a luz do dia; projeto das esquadrias para maximizar a ventilação natural; uso de equipamentos de baixo fluxo e gestão de águas pluviais; elaboração e planejamento do interior para melhorar a luz do dia e distribuição do fluxo natural do ar.

Estudos do sol e uma análise preliminar de energia informaram a localização de beirais e a colocação de vidros. Variações específicas das condições climáticas regionais foram estudadas incorporando o microclima com estratégias regionais; orientação adequada, iluminação natural, materiais e tecnologias.

Fachada Leste
Fachada Leste

Geração da forma

Espiritualidade é o conceito de uma realidade imaterial final: um caminho interno permitindo que a pessoa descubra o valor mais profundo e os significados pelos quais as pessoas vivem. A experiência espiritual deve render uma auto-compreensão mais abrangente: união com a comunidade humana, da natureza, do cosmos ou do reino divino. Estes símbolos são destinados a evocar um sentimento de admiração de onde o mundo vem, porque estamos aqui, e para ser movido por valores como beleza e criatividade para revelar um significado ou poder para além do nosso mundo tangível.

Arquitetos: Brooks + Scarpa Architects with KZF Design

Localização: Jacksonville, Flórida

Cliente: Universidade de North Florida

Área: 650 m²

Cita: Rosenfield, Karissa. "Projeto de Brooks + Scarpa para a Capela Interconfessional na Flórida" [Brooks + Scarpa design Interfaith Chapel in Florida] 09 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/96383/projeto-de-brooks-plus-scarpa-para-a-capela-interconfessional-na-florida> ISSN 0719-8906