Zaha Hadid Encarregue da Regeneração do Centro Histórico de Belgrado

Zaha Hadid Encarregue da Regeneração do Centro Histórico de Belgrado

Fazendo a "continuação da assinatura do movimento modernista de Belgrado" que produziu uma série de edifícios emblemáticos ao longo da segunda metade do século XX, a capital da Sérvia orgulha-se de apresentar o Plano Maestro que Zaha Hadid Architects projetou para Beko. Este projeto de uso misto incorpora-se na topografia ondulante da fábrica têxtil abandonada Beko, refletindo o estilo paramétrico identitário de Zaha Hadid.

Centrado na regeneração urbana, o projeto unirá forças com a proposta "Cloud" de Sou Fujimoto na linha costeira de Sava, revitalizando o eixo cultural de Belgrado.

Cortesía de ZHA
Cortesía de ZHA

O Plano Maestro tem como objetivo transformar a fábrica, atualmente inacessível, no próximo centro cultural de Belgrado. Com todo o pavimento térreo destinado a espaço público, o complexo de 94.000 m2 contará com zonas residenciais, comerciais e de varejo, um centro de convenções de grande escala, um hotel boutique e uma grande quantidade destinada ao público. Espaços públicos e privados, interiores e exteriores se fundem através de "linhas de fluxo", uma vez que cada espaço está destinado a conetar-se na perfeição entre si.

Cortesía de ZHA
Cortesía de ZHA

O centro histórico foi comprado num leilão público pela empresa grega Lamda em 2007 por 55,8 milhões de euros, contando com vistas impressionantes para a confluência de dois rios de Belgrado e para a monumentalidade subtil do Castelo de Kalemegdan. Encontra-se a apenas 500 metros do centro da cidade e na parte superior de um eixo cultural que liga alguns dos destinos mais importantes da cidade de Belgrado.

Cortesía de ZHA
Cortesía de ZHA

A construção começará em breve e o investimento total estimado ultrapassa os 200 milhões de euros.

Cortesía de ZHA
Cortesía de ZHA

Arquitetos: Zaha Hadid Architects
Localização: Belgrado, Sérvia
Cliente: Lamda Development
Área: 94,000 m2
Custo: 200 millones euros

Projeto: Zaha Hadid e Patrik Schumacher
Diretor do Projeto: Christos Passas
Arquiteto do Projeto: Reza Esmaeeli
Coordenação do Projeto: Zetta Kotsioni, Carine Posner
Equipe: Veronika Ilinskaya, Alexandra Fisher, Raul Forsoni, Jose Luis De Melo Cadilhe, Tomasz Starczewski, Hendrik Rupp, Andri Shalou, , Carlos Luna, Chrysi Fradellou, Elina Chatzichronoglou, Barbara Bochnak, Thomas Frings

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Castro, Fernanda. "Zaha Hadid Encarregue da Regeneração do Centro Histórico de Belgrado" [Zaha Hadid a Cargo de la Regeneración de Sitio Histórico en Belgrado] 02 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-94754/zaha-hadid-encarregue-da-regeneracao-do-centro-historico-de-belgrado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.