O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Zaha Hadid Encarregue da Regeneração do Centro Histórico de Belgrado

Zaha Hadid Encarregue da Regeneração do Centro Histórico de Belgrado

Zaha Hadid Encarregue da Regeneração do Centro Histórico de Belgrado
Zaha Hadid Encarregue da Regeneração do Centro Histórico de Belgrado, Cortesía de ZHA
Cortesía de ZHA

Fazendo a "continuação da assinatura do movimento modernista de Belgrado" que produziu uma série de edifícios emblemáticos ao longo da segunda metade do século XX, a capital da Sérvia orgulha-se de apresentar o Plano Maestro que Zaha Hadid Architects projetou para Beko. Este projeto de uso misto incorpora-se na topografia ondulante da fábrica têxtil abandonada Beko, refletindo o estilo paramétrico identitário de Zaha Hadid.

Centrado na regeneração urbana, o projeto unirá forças com a proposta "Cloud" de Sou Fujimoto na linha costeira de Sava, revitalizando o eixo cultural de Belgrado.

Cortesía de ZHA
Cortesía de ZHA

O Plano Maestro tem como objetivo transformar a fábrica, atualmente inacessível, no próximo centro cultural de Belgrado. Com todo o pavimento térreo destinado a espaço público, o complexo de 94.000 m2 contará com zonas residenciais, comerciais e de varejo, um centro de convenções de grande escala, um hotel boutique e uma grande quantidade destinada ao público. Espaços públicos e privados, interiores e exteriores se fundem através de "linhas de fluxo", uma vez que cada espaço está destinado a conetar-se na perfeição entre si.

Cortesía de ZHA
Cortesía de ZHA

O centro histórico foi comprado num leilão público pela empresa grega Lamda em 2007 por 55,8 milhões de euros, contando com vistas impressionantes para a confluência de dois rios de Belgrado e para a monumentalidade subtil do Castelo de Kalemegdan. Encontra-se a apenas 500 metros do centro da cidade e na parte superior de um eixo cultural que liga alguns dos destinos mais importantes da cidade de Belgrado.

Cortesía de ZHA
Cortesía de ZHA

A construção começará em breve e o investimento total estimado ultrapassa os 200 milhões de euros.

Cortesía de ZHA
Cortesía de ZHA

Arquitetos: Zaha Hadid Architects
Localização: Belgrado, Sérvia
Cliente: Lamda Development
Área: 94,000 m2
Custo: 200 millones euros

Projeto: Zaha Hadid e Patrik Schumacher
Diretor do Projeto: Christos Passas
Arquiteto do Projeto: Reza Esmaeeli
Coordenação do Projeto: Zetta Kotsioni, Carine Posner
Equipe: Veronika Ilinskaya, Alexandra Fisher, Raul Forsoni, Jose Luis De Melo Cadilhe, Tomasz Starczewski, Hendrik Rupp, Andri Shalou, , Carlos Luna, Chrysi Fradellou, Elina Chatzichronoglou, Barbara Bochnak, Thomas Frings

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Castro, Fernanda. "Zaha Hadid Encarregue da Regeneração do Centro Histórico de Belgrado" [Zaha Hadid a Cargo de la Regeneración de Sitio Histórico en Belgrado] 02 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/94754/zaha-hadid-encarregue-da-regeneracao-do-centro-historico-de-belgrado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.