O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo sai do museu e se espalha pela cidade.

10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo sai do museu e se espalha pela cidade.

10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo sai do museu e se espalha pela cidade.
10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo sai do museu e se espalha pela cidade., Praça das Artes, projeto de Brasil Arquitetura, será um dos destaques da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. Imagem via Folha de S. Paulo.
Praça das Artes, projeto de Brasil Arquitetura, será um dos destaques da 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. Imagem via Folha de S. Paulo.

A 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, que em 2013 completa 40 anos, muda sua gestão e deixará sua sede até então, o Pavilhão do Parque Ibirapuera, para ocupar espaços espalhados pela cidade como o MASP, Centro Cultural de São Paulo, o Museu da Casa Brasileira e até uma plataforma de metrô desativada, pontos especialmente próximos a estações de metrô.

"É a retomada da cidade e sua geografia", segundo as palavras de José Armênio de Brito Cruz, diretor do braço paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em entrevista à Folha de S. Paulo. O intuito é que o público passeie por toda a exposição entrando e saindo dos diversos pontos, utilizando o transporte público, de forma a vivenciar a cidade com outros olhos. A Bienal deste ano procura se focar mais no tema urbano do que em projetos arquitetônicos isolados.

"Há a aceitação de que o modelo de cidade americana ou europeia não é mais hegemônico, e São Paulo passou a ser fonte de algumas lições para arquitetos e urbanistas, o que é uma surpresa para nós", afirma Guilherme Wisnik, curador da mostra.

Em especial, esta experiência da cidade será aprofundada com a exposição no Centro Cultural São Paulo que reunirá diversos exemplos de projetos urbanos pelo mundo. Como parte de bons exemplos brasileiros, terá destaque a Praça das Artes do escritório Brasil Arquitetura, intervenção que procurou interligar vários lotes no centro da cidade.

Já no MASP, a exposição foca-se na escala de projetos residencias de Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha em contraponto aos espaços públicos mais problemáticos de cidades brasileiras. Os projetos serão ainda comparados a artistas que trabalharam sobre a ideia de circulação, como Helio Oiticica e Meireles Mendes.

Após o fracasso da última edição, a 10ª Bienal de São Paulo buscará dialogar com um público mais amplos, com um orçamento de R$ 18,8 milhões, dez vezes mais cara que o custo da edição anterior.

Via Folha de S. Paulo.

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo sai do museu e se espalha pela cidade." 26 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/93803/10a-bienal-de-arquitetura-de-sao-paulo-sai-do-museu-e-se-espalha-pela-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.