O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. INABA Completa Skylight

INABA Completa Skylight

INABA Completa Skylight
INABA Completa Skylight, © Ivan Brodey
© Ivan Brodey

INABA completou Skylight, uma instalação permanente para Koro Public Art da Noruega. A longa estrutura de 6,6 m de diâmetro (22 pés), 11,5 m (38 pés) de comprimento está pendurada no hall de entrada da nova sala de concertos em Stavanger, Noruega. É visível a partir da praça pública adjacente, e está envolta pelo bairro e pelo porto, que serve como um farol de luz para o complexo.

Respondendo às extremas condições atmosféricas da região, Skylight emite uma série de padrões de luz cor pura que contrastam e complementam os tons misturados luminosos da aurora e do crepúsculo do céu nórdico. Concebida como um candelabro invertido, a luz de Skylight é montada para ficar voltada para o dentro e iluminar a superfície interior da estrutura. Seu sistema programável de LED é animado para mudar de brilho e tonalidade, e produzir padrões distintos durante a chegada, as chamadas de teatro, o intervalo, a partida, e depois do expediente.

Vídeo, imagens e mais informações sobre Skylight, a seguir.

Skylight é baseada em um cilindro simples. Áreas ao longo da superfície do cilindro foram removidas para criar vistas a partir do foyer de cinco andares para a cidade. A forma foi refinado de modo a que, quando o trabalho de 6,5 toneladas foi suspenso a partir de seus dois pinos de ligação de suporte, o seu peso distribuído faz com que a estrutura repouse em um ângulo de inclinação e alinhamento com o ângulo de incidência solar durante momentos importantes ao longo do ano.

© Ivan Brodey
© Ivan Brodey

Gerar a forma a partir de um objeto básico ajudou a gerenciar custos e utilizar o tempo de produção limitado de forma eficiente. Ter uma seção transversal que não muda ao longo do comprimento do cilindro proporciona economia de custos em revestimento aplicado à sua superfície. Ele reduz o número de etapas necessárias para fabricar e moldar as peças. No lado de fora, perfis quadrados tubulares de alumínio são montados paralelamente ao eixo do cilindro. Aplicado ao objeto deste modo, os tubos cobrem a superfície sem a necessidade de que eles sejam dobrados ou cortados em ângulos complexos. Uma vez que a curvatura da superfície é constante, foi possível dobrar todos os painéis de alumínio do interior para o mesmo raio do arco ou curva, e como resultado, a redução do tempo de fabricação e simplificação das ligações de montagem com os detalhes padronizados.

© Ivan Brodey
© Ivan Brodey

INABA foi selecionado pelo Koro de um grupo de cinco equipes internacionais convidadas que participaram de um concurso para este projeto. O New Concert Hall foi projetado ppelo estúdio baseado em Oslo Arkitekter Ratio. Ele está localizado no coração do distrito planejado para as artes do bairro de Stavanger, posicionado entre os vários edifícios dedicados à performance musical e estudo.

Corte Tipo INABA Inc, 2013
Corte Tipo INABA Inc, 2013

Arquiteto: INABA, Nova Iorque

Localização: Stavanger, Noruega

Cliente: KORO Public Art da Noruega
Fase da Competição: Jeffrey Inaba, Darien Williams, Karin Nelson, Yasmeen Khan, Micael Duran, Eugene Park, Sorayos Tang Chuenchomphu, Kristoffer Miller
Fase Comissionada: Jeffrey Inaba, Alan Kwan, Steven Tsai, Stephanie Lee

Fabricação: DAMTSA, Buenos Aires; Dante Martinez, Esteban Ehrlich, Carlos Fatturini, Lucia Martinez

Engenharia Estrutural: Buro Happold, Nova Iorque; Cristobal Correa, Jeff Thompson

Animação: MTWTF, Nova Iorque; Glen Cummings, Alec Donovan

Iluminação: Ljusarkitektur, Estocolmo; Kai Piippo, Paul Ehlert

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Karissa Rosenfield
Autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "INABA Completa Skylight" [INABA Completes Skylight] 24 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/93275/inaba-completa-skylight> ISSN 0719-8906