A Baía / Atelier Feichang Jianzhu

O Jardim da Baía está localizado no distrito de Qingpu, Xangai. O local já foi usado como um viveiro de peixes de cerca de 43 hectares, com um ambiente ecológico ideal. Na época da reprodução, um grande número de aves aquáticas empoleirava-se lá. Nosso lote está situado na ilha B, com um total de 20 casas de cinco tipos. As área das edificações acima do solo variam de 514 metros quadrados para 1.022 metros quadrados.

© Atelier Feichang Jianzhu

Em nosso projeto, tentamos reunir a arquitetura e o contexto. O último é natural e cultural – a água é um elemento chave do natural e da tradição arquitetônica do sul e é a característica proeminente no elemento cultural. Enquanto isso, o estilo de vida contemporâneo e condição de construção determina que a arquitetura não será uma mera repetição da tradição.

© Atelier Feichang Jianzhu

Assim, o projeto foi desenvolvido com um conjunto de palavras-chave: dispersar, pátio e jardim.

Dispersar – desmontar as diferentes funções de uma casa e depois reorganizá-las em pequenos grupos. Este movimento faz com que um edifício seja mais como uma combinação de vários edifícios. Desta forma, mais quartos são assegurados com boa ventilação e luz do dia, o que se encaixa ao clima úmido e chuvoso da localidade e também combina o espaço interior e o cenário externo.

© Atelier Feichang Jianzhu

Pátio – a villa reagrupada abraça vários pátios fechados e semi-fechados de diferentes tamanhos, proporcionando aos moradores, habitáveis espaços ao ar livre.

Planta 1º pavimento

Jardim – a paisagem da estrada para a água introduz os moradores a um estilo de vida descontraído. Também reflete a experiência em um jardim tradicional do sul. Até agora, cada casa é uma casa, bem como um jardim em miniatura. As pessoas vêm aqui para o gozo da vida cotidiana, bem como cenários.

Corte

Na forma, a parede cega e a cobertura inclinada refletem os elementos de construção tradicionais da arquitetura vernacular do sul. Ao mesmo tempo se utilizam materiais de construção  não tradicionais - pedra cinza, portas de alumínio de liga leve, janelas e telhados, um canal de aço que enquadra a parede, etc – são uma nova interpretação do patrimônio regional.

© Atelier Feichang Jianzhu

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Atelier Feichang Jianzhu - Yung Ho CHANG
  2. Arquiteto Projetista: Liu Lubin
  3. Equipe de Projeto: Wang Siuming, Liu Yang, Shi Chao, Qiu Yukui
  4. Interiores: Li Weimin

 

 

 

 

Informação Complementar:

  1. Construtor: Zhejiang Shunjie Construction Group Co., LTD
  1. Cliente: Shanghai Qingchen Real Estate Development Co., LTD.

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "A Baía / Atelier Feichang Jianzhu" 26 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-82907/a-baia-atelier-feichang-jianzhu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.