O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. |CON|Temporary Instalação de biblioteca / Studio 8 ½

|CON|Temporary Instalação de biblioteca / Studio 8 ½

|CON|Temporary Instalação de biblioteca / Studio 8 ½
|CON|Temporary Instalação de biblioteca / Studio 8 ½, © Arquiteto Vladislav Kostadinov / studio 8 ½
© Arquiteto Vladislav Kostadinov / studio 8 ½

Já construído no Centro de Arte Contemporânea, com base na antiga casa de banhos turco em Plovdiv, Bulgária, |CON|Temporary Instalação de Biblioteca do Studio 8 ½ contém exclusivamente livros de arte contemporânea. Ela oferece muitos lugares confortáveis para sentar / deitar, estantes e prateleiras, revistas jornais, bem como um computador com arquivos multimídia muito ricos e detalhados e vídeo de artistas contemporâneos. Construída utilizando madeira, toda a instalação foi criado com um enorme respeito ao seu entorno, pois sem ele, esse efeito não seria tão forte. Mais imagens e descrição pelos arquitetos a seguir.

© Arquiteto Vladislav Kostadinov / studio 8 ½

A instalação está localizada na maior e principal sala do abandonado, há décadas, velho banho turco (também conhecido como banho hammam). O banho é um monumento arquitetônico único do século XVI construído sobre um banho romano ainda mais antigo. O tradicional banho turco foi reconstruído muitas vezes ao longo dos anos e que esteve funcionando e sendo utilizado até os anos 90 do século XX. O edifício é um monumento arquitetônico de importância local e é um dos poucos edifícios deste período na cidade de Plovdiv preservados até hoje. Depois de ser completamente abandonado e esquecido “Banho Chifte” (Significado usado tanto por homens e mulheres) é trazida à vida pela Associação “Arte Hoje”.

© Arquiteto Vladislav Kostadinov / studio 8 ½

O objetivo da Associação é apresentar formas alternativas e experimentais de arte contemporânea, para trabalhar para a sua exploração e documentação, para criar uma base de dados informativa, que apresenta os autores contemporâneos, para preparar boletins periódicos e de arte, para criar um laboratório multimídia, etc. Assim, o antigo banho atualmente torna-se o primeiro deste tipo de Centro de Arte Contemporânea, na Bulgária. Em suas salas de exposições de arte contemporânea, representada em diversas formas, acontecem periodicamente, o que lhes dá um fundo único e contrastante do velho edifício.

© Arquiteto Vladislav Kostadinov / studio 8 ½

O Centro de Arte Contemporânea, em Plovdiv vem funcionando há 15 anos e durante este período de tempo tem acumulado um arquivo rico e diversificado que requer um espaço de armazenamento. A Associação “Arte Hoje” convidou o studio 8 ½ para projetar e construir uma biblioteca temporária no salão principal do antigo banho. A única condição dada é que não deveria ser um lugar “tradicional” para organizar os livros, mas sim um lugar correspondente ao propósito e visão do Centro de Arte Contemporânea e Arquitetura. Considerando a área central forte, decidimos completar e reforçar a sua forma, organizando uma biblioteca em seu centro, logo abaixo da cúpula. O tamanho sala é de 12/12 m., onde a altura incluindo a cúpula atinge 13 m. terminando com um cilindro iluminado de oito pequenos lados.

© Arquiteto Vladislav Kostadinov / studio 8 ½

Esta ideia é complementada com uma escada espiral para subir para outro nível. Visualmente toda a composição curva-se ao redor do centro e, metafórica e literalmente, sobe para a cúpula e o céu. A diferença de tratamento entre as duas pistas no plano – para a leitura e para o armazenamento de lembram das roupas esvoaçantes do monge maometano rodopiante no centro da sala. Livros e arte e é o que nos elevar espiritualmente.

© Arquiteto Vladislav Kostadinov / studio 8 ½

A biblioteca inteira é construída de madeira, usadas na construção civil. Orçamento contido nunca é um obstáculo, mas sim um desafio para o studio 8 ½. Aqui o material principal, uma vez mais visível na sua beleza natural e aparência – com suas manchas escuras ou mais claras. Uma iluminação totalmente nova foi adicionada, que complementa e apoia a aparência desejada. Iluminação, que incide sobre os elementos principais do edifício – os nichos nas paredes e arcos e cúpula de tijolos de apoio, também foi instalada. As cores utilizadas para os cabos e travesseiros – azul e verde foram especificados como parte do logo do festival de Arte Contemporânea “Sonhos Urbanos”, do qual fez parte a construção da nova biblioteca. A construção durou menos de uma semana.

© Arquiteto Vladislav Kostadinov / studio 8 ½

O grande objetivo definido desde o início foi a busca de contraste entre a pobre, acumulada ao longo dos anos, camadas de gesso nas paredes e no teto, o tijolo frio e as paredes de pedra e da clareza, calor e aconchego que um material natural, como a madeira pode dar a toda a área. Toda a instalação foi criada com um enorme respeito pela sua área envolvente, uma vez que sem ele, esse efeito não seria tão forte.

Ficha técnica:

Sobre este escritório
Studio 8 ½
Escritório
Cita: Leonardo Márquez. "|CON|Temporary Instalação de biblioteca / Studio 8 ½" 25 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/82445/con-temporary-instalacao-de-biblioteca-studio-8-metade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.