House 2.0 / FARO Architecten

Após o sucesso de uma residência com eficiência energética em Steigereiland, FARO buscou um nível superior para esta segunda versão. House 2.0 é energia neutra. É construir de acordo com os princípios atentos aos mínimos detalhes. A redução de CO2 é 100%.

© Hans Peter Föllmi

Esta redução de CO2 realiza-se trazendo a casa a um nível de casa passiva com um valor de isolamento de Rc = 10 usando vidros triplos, 100% estanques e permutadores de calor. Os materiais de isolamento são orgânicos. As células fotovoltaicas integradas na linha do tejadilho e do moinho de vento e as células fotovoltaicas geram energia suficiente para abastecer tanto a procura de eletricidade nominal, bem como para o aquecimento da água.

© Hans Peter Föllmi

Um grande depósito de água de alimentação da caldeira, de 2 m³ fornece uma grande acumulação de energia. O permutador de calor em combinação com o nível elevado de isolamento térmico e vidros triplos proporciona um ótimo nível de conforto. O fornecimento de ar entra através do lado de fora e é aquecido por um único permutador de calor de fonte de dois metros sob o piso da casa. Energia extra para aquecimento e água quente será fornecida por coletores de águas quentes. Estes são integrados na cornija da fachada. A temperatura pode ser aumentada, se necessário através da utilização de uma estufa de pellet. Energia elétrica será fornecida por uma turbina eólica DonQi, células fotovoltaicas e 6m² de tubos de calor Auron DF.

© Hans Peter Föllmi

O desenho da casa é baseado em uma edição anterior da casa. Os pisos superiores são os mesmos, mas as peças únicas, como uma sala de estar pendurada, mudou. A fachada exterior é feita de madeira queimada. Uma antiga técnica japonesa que preserva a madeira de uma forma natural. A camada de topo queimada conserva a madeira e elimina a necessidade de pintura ou de impregnação. Esta casa foi projetada em torno de um grande estar na cozinha, no piso térreo. Subindo as escadas há um pavimento de dois pisos com uma grande varanda e sala de estar. A sala repousa sobre uma árvore horizontal. Com esta árvore, a casa possui todos os tipos de madeira: a madeira da árvore, e cinzas. A árvore foi recuperada de um dos canais de Amesterdam, onde teve que ser removida para restauração do cais.

Corte

Ficha técnica:

  • Arquitetos:FARO Architecten
  • Ano: 2009
  • Área construída: 230 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Madeira
  • Localização: Amsterdam, Holanda
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

Arquitetos: FARO Architecten

Designer: Pieter Weijnen

Informação Complementar:

Assessor Construtivo: Pieters Bouwtechniek, Almere
Assessor de Sustentabilidade: Trecodome
Execução: J.J.A. Kerkhofs Montagebouw, Hendrik-Ido-Ambacht
Instalações: Aitec & Wiessenekker, Rhenen
Cliente: fam. Feikema-Weijnen

Localização: Amsterdam, Holanda
Área: 230 m²
Ano: 2009
Fotografias: Hans Peter Föllmi

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "House 2.0 / FARO Architecten" 18 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-81272/house-2-ponto-0-faro-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.