O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Un Patio / POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS

Casa Un Patio / POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS

Casa Un Patio / POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS
Casa Un Patio / POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS, Cortesia de POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS
Cortesia de POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS

     

    Num terreno de 12,5 metros por 40 metros de fundo, está a Casa Un Patio. A estratégia consistiu em liberar do primeiro pavimento ao máximo a estrutura e recintos fechados para conceber uma amplitude espacial e perspectivas de até 40 metros de profundidade.

    Corte Longitudinal

    O programa foi separado em duas partes, deixando no térreo os programas de uso comum e no primeiro pavimento todos os programas privados. O espaço comum e único se relaciona e se estende para um pátio seco, criado pela casa, como também para um pátio-jardim. O teto e a sombra sobre o pátio seco e central na casa, está pensado para o clima de Santiago, onde o inferno é frio e com chuvas fortes, porém esporádicas, e para o verão de sol muito intenso e caloroso.

    Cortesia de POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS

    No térreo foram construídos dois eixos estruturais em concreto armado, que conforma o volume do living/copa/cozinha e um terceiro como a separação da casa com a rua. Todos os eixos vão de empena à empena e sobre eles se apoia a estrutura metálica que contém o resto da habitação.

    O primeiro pavimento se organiza com os dormitórios nos extremos para possuir vistas e o resto dos recintos se ilumina e é ventilado por “lucamas” que também criam uma amplitude espacial. Este, ao se relacionar somente pela perfuração da escada com o primeiro pavimento, permite manter climatizado o interior, independente da abertura das janelas abaixo.

    Cortesia de POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS

    O serviço, no fundo do terreno, é separado da casa para não interferir com as atividades que podem estar acontecendo nela. Com o tempo, a vegetação irá cobrir as empenas atingindo a relação com a ideia de um terreno liberado para o jardim.

    Planta Térreo

    A ESTRUTURA

    A aproximação ao projeto a partir da estrutura é entendida no momento no qual as distintas necessidades programáticas ou espaciais requerem valer luzes de grande magnitude.

    Então, o elemento que resolve a estrutura, passa a ser finalmente a expressão da edificação. As vigas reticuladas de aço permitem salvar estas luzes, mas mais importante que isto, levar todas as cargas aos apoios perimetrais e com isto liberar a planta de toda a estrutura vertical.

    Cortesia de POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS

    À própria estrutura ganha um novo uso, seja para ser habitada ou para gerar ventilações e iluminação. Em termos construtivos, a pré-fabricação destes elementos, permitem diminuir significativamente os prazos da obra.

    Os projetos para o novo restaurante para Iron Mountain e a Casa Un Patio, se relacionam a partir deste conceito: Liberar o térreo para permitir as atividades necessárias e aproveitar a altura das vigas para incorporar programas habitáveis em seu interior.

    Cortesia de POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS

    Ficha técnica:

    • Arquitetos:POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS
    • Ano: 2011
    • Área construída: 230 m²
    • Endereço: Comuna de Ñuñoa Santiago Chile
    • Tipo de projeto: Residencial
    • Operação projetual:Projeto
    • Status:Construído
    • Materialidade: Metal e Vidro
    • Estrutura: Concreto e Aço
    • Localização: Comuna de Ñuñoa, Santiago, Chile
    • Implantação no terreno: Isolado

    Equipe:

    Arquitetos: POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS
    Arquitetos Responsáveis: Antonio Polidura, Pablo Talhouk
    Colaboradores: Ignacio Caroca, Victor Lillo

    Informação Complementar:

    Engenheiros / Estrutura: ALPA / Alfonso Pacheco, Guillermo Donoso

    Localização: Comuna de Ñuñoa, Santiago, Chile
    Materialidade: 1º Pvto: Concreto Armado. 2º Pvto Estrutura de Aço. Revestimento de painel metálico Quadrolines da Hunter Douglas. Vidros Dialum Climaguard.
    Ano de Projeto: 2011
    Ano de Construção: 2011-2012
    Área: 230 m2

    Sobre este escritório
    Cita: Victor Delaqua. "Casa Un Patio / POLIDURA + TALHOUK ARQUITECTOS" 15 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/80467/casa-un-patio-polidura-mais-talhouk-arquitectos> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.