O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Fernando de Mello Franco será o novo Secretário de Desenvolvimento Urbano de SP

Fernando de Mello Franco será o novo Secretário de Desenvolvimento Urbano de SP

Fernando de Mello Franco será o novo Secretário de Desenvolvimento Urbano de SP
Fernando de Mello Franco será o novo Secretário de Desenvolvimento Urbano de SP, Fernando de Mello Franco via theberlage.nl
Fernando de Mello Franco via theberlage.nl

Fernando de Mello Franco, sócio do escritório MMBB desde 1991, sempre atuou em projetos de escala pública, junto com os outros sócios do escritório, Milton Braga e Marta Moreira, além de parcerias com o renomado arquiteto paulista Paulo Mendes da Rocha.

Apesar de não possuir experiência política, Fernando de Mello Franco foi escolhido como futuro Secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo e agora será o responsável pelo projeto “Arco do Futuro”, que transformará o traçado urbano da cidade, herdado do plano de avenidas do prefeito Prestes Maia (1896-1965).

A tese de doutorado do futuro secretário aborda justamente a criação da cidade. Intitulada “A Construção do Caminho”, através dela o arquiteto defende que as várzeas e os rios foram determinantes na estruturação da capital paulista.

Desta forma, o projeto Arco do Futuro busca conectar as áreas periféricas da cidade e reverter a lógica da cidade radial criada por Prestes Maia – plano implantado a partir de 1930 em São Paulo, responsável pela ocupação dos fundos de vale, principal causa das enchentes, e que sobrecarregou o centro.

Dentre os projetos públicos criados pelo MMBB, vale ressaltar alguns como o mais recente que seria a Revitalização do Córrego do Antonico, em Paraisópolis, e outros da década de noventa como: os Corredores de Ônibus, terminal do parque Dom Pedro e a garagem do Parque Trianon. No interior de São Paulo, também há o recente projeto da Escola de Ensino FDE, em Campinas.

Além da experiência técnica, o arquiteto também possui uma carreira acadêmica conceituada. Além dos 13 anos dedicados às aulas de arquitetura no curso de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos, Mello de Franco também já foi professor visitante de Harvard.

 

Via Folha

 

Cita: Victor Delaqua. "Fernando de Mello Franco será o novo Secretário de Desenvolvimento Urbano de SP" 14 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/80389/fernando-de-mello-franco-sera-o-novo-secretario-de-desenvolvimento-urbano-de-sp> ISSN 0719-8906