O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. Luís Rebelo de Andrade
  6. 2012
  7. Casa na Travessa de Patrocinio / Luis Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade

Casa na Travessa de Patrocinio / Luis Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade

Casa na Travessa de Patrocinio / Luis Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade
Casa na Travessa de Patrocinio / Luis Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 17

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. De um lote pequeno com uma implantação única, este projeto surgiu a partir de alguns desafios... e juntamente com eles, apareceram idéias. A caixa onde se localiza a casa desvia da empena para criar um jardim vertical (caixa de vidro) com uma escada ligando todos os pavimentos: uma alusão a famosa escadaria de Alfama, que percorria todos os 4 pavimentos, conectando-os.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

O pátio é o coração da casa, trazendo luz para seu interior, fortalecendo a entrada principal e criando uma verdadeira relação entre o interior e o exterior.Os materiais foram escolhidos de forma a polir a forma retangular e dar ao bloco a textura de uma árvore. O programa foi dado quase que automaticamente, a parte técnica e a garagem com um acesso direto da rua e o primeiro pavimento abrigando a porção privada da casa. No segundo pavimento está a área social, com acesso direto para a cobertura, estendendo a área social para o exterior. Portanto, este projeto é, de fato, um pequeno pulmão e um exemplo de sustentabilidade para a cidade de Lisboa, mantendo os princípios de uma típica habitação e uma relação com o exterior, assumindo um papel urbano revitalizante. Suas paredes são completamente cobertas com vegetação, criando um jardim vertical, preenchido com cerca de 4500 plantas de 25 diferentes variedades ibéricas e mediterrâneas que ocupam 100 metros quadrados. O consumo de água é moderado. Diferentes fragrâncias são espalhadas nos quatro pavimentos; por exemplo, na piscina pode-se sentir cheiro de açafrão, no quarto, de lavanda, enquanto que na sala de estar sente-se o alecrim.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Implantado no coração de uma cidade congestionada, o jardim vertical cria uma conexão única com a natureza e uma atmosfera inesperada.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa na Travessa de Patrocinio / Luis Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade" [House in Travessa de Patrocinio / Luís Rebelo de Andrade + Tiago Rebelo de Andrade + Manuel Cachão Tojal] 13 Nov 2011. ArchDaily Brasil. (Trad. Frey, Rodrigo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/80318/casa-na-travessa-de-patrocinio-luis-rebelo-de-andrade-e-tiago-rebelo-de-andrade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.