O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Remodelação do Parque Molinao / VAUMM arkitekturak

Remodelação do Parque Molinao / VAUMM arkitekturak

Remodelação do Parque Molinao / VAUMM arkitekturak
Remodelação do Parque Molinao / VAUMM arkitekturak , Cortesia de VAUMM
Cortesia de VAUMM

 

O escritório VAUMM compartilhou conosco a sua proposta vencedora do primeiro prêmio no concurso para a remodelação do Parque Molinao e a implantação de um equipamento esportivo aberto e coberto na Espanha. O projeto pretende ser a continuação do parque situado ao longo do rio e no extremo leste da cidade até a rodovia e a colina Don Bosco. O espaço de esportes é implantado no extremo sul do parque, próximo ao acesso de pedestres pela passarela Oarso, gerando assim a maior área do espaço aberto para o norte, processo ao viaduto do trem e os possíveis acessos pensados para criar espaços que permitam usos temporários.

Cortesia de VAUMM

O equipamento é uma resposta à diferença de nível no lado sul e emerge como o volume fechamento das encostas do parque, e assim o topo do edifício tem sua altura reduzida e, consequentemente, seu impacto, sendo uma forma integrada à área mais alta do parque. Da mesma forma, as arquibancadas do equipamento são desenvolvidas em continuidade com as áreas verdes da avenida. A ideia é plantar algumas árvores na área verde que criarão sombra a essas arquibancadas, formalizando uma área que é parte do edifício e do parque ao mesmo tempo.

Cortes 3

Do ponto de vista da paisagem, a proposta trabalha com a continuidade do boulevard de árvores ao longo do rio. A posição do equipamento e das arquibancadas permite a criação de uma área verde que conecta transversalmente a margem do rio e as encostas que faceiam o caminho San Markos.

Implantação

Próximo ao viaduto, a ordenação final gera um espaço de oportunidades para usos temporários exigidos pela população. A conectividade dessa plataforma é resolvida através de uma ponte existente. Como uma opção adicional, dois outros acessos são propostos abaixo do viaduto existente que melhoraria a conexão dos automóveis de serviço, e também daria a chance de remover a ponte existente acima do rio.

Planta

A proposta pretende continuar o trabalho de recuperação do rio Molinao, com o plantio de espécies vegetais próprias de pântano à beira do rio. O objetivo é recuperar a herbácea original, atingindo uma imagem natural e de baixa manutenção.

Cortes 2

Uma mescla de plantas decíduas e perenes protege o parque da estrada, criando com as arvores uma tela acústica e visual. As espécies escolhidas fazem a dinâmica visual, mudando suas colorações a cada estação e mantendo a mesma densidade durante todo o ano. A transição entre a vegetação e a pavimentação é feita com blocos de concreto e grama.

Especificação de Vegetação

Ficha técnica:

Sobre este autor
Marina de Holanda
Autor
Cita: Marina de Holanda. "Remodelação do Parque Molinao / VAUMM arkitekturak " 08 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/79462/remodelacao-do-parque-molinao-vaumm-arkitekturak> ISSN 0719-8906