O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Los Algarrobos / José María Sáez + Daniel Moreno Flores

Casa Los Algarrobos / José María Sáez + Daniel Moreno Flores

Casa Los Algarrobos / José María Sáez + Daniel Moreno Flores
Casa Los Algarrobos / José María Sáez + Daniel Moreno Flores, © Sebastian Crespo
© Sebastian Crespo

Oito peças metálicas iguais de 18 metros, situadas nos eixos x, y e z, confinam o espaço da residência e o abre ao se projetarem em distintas direções. São vigas abstratas que ao serem orientadas buscam sua relação com o entorno.

© Sebastian Crespo

Esta estrutura cumpre uma intermediação necessária entre a escala da paisagem e a do homem: em sua dimensão larga produz os grandes balanços para a quebrada ou os mastros que marcam a presença da casa, numa dimensão na qual duas vigas são uma altura habitável.

© Sebastian Crespo

Realizada em estrutura metálica, outro subsistema de madeira completa a definição dos espaços, diluindo por repetição e simplificação sua condição de fechamento. Uma sequência de perfis iguais permitem pendurar ou apoiar as lajes e tetos.

© Raed Gindeya Muñoz

Superfícies de vidro protegem a madeira e completam o fechamento dos espaços. Os vidros, em muitos casos móveis, estabelecem uma relação reforçadora do entorno, seja por transparência ou reflexo. A utilização das lâminas de água sobre tetos metálicos consiste na estratégia de refletir o entorno, diluindo em parte a presença da arquitetura.

Cortesia de Jose Maria Saez & Daniel Moreno

A relação do usuário com o lugar é o elemento gerador do projeto, busca-se intensificar sua relação com a realidade (lugar, material, atividade) a partir de um sistema formal e construtivo básico que torna inteligível também a origem material de nossas decisões.

Sistema

Entorno, função, usuário, são os pontos de partida que geram direções de projeto. Forma e construção são os pontos de chegada a uma solução concreta. Quando formalizar e materializar são produzidos como operações intimamente relacionadas, obtemos uma solução única, por sua vez coerente e viável, abstrata e real. Mais que um objeto, geramos um sistema que se estabelece pela definição de um número limitado de elementos e um conjunto de regras de relação entre eles. Depurando os elementos por simplificação e sistematização e, simultaneamente, enriquecendo sua capacidade de gerar relações, buscamos uma arquitetura universal que humanize e intensifique nossa relação com a realidade de partida.

Cortesia de Jose Maria Saez & Daniel Moreno

Ficha técnica:

Equipe:

Arquitetos: José María Sáez, Daniel Moreno Flores

Informação Complementar:

Construção: Luis Guamán
Colaboradores: Margarida Marques, Estefanía Jácome, Santiago Vaca, Claudia Ponce, Estefanía Luna, Adrián Beltrán, Joe Jivaja, Dennise Paredes, Valentina Benalcazar
Engenheiro: César Izurieta

Localização: Puembo, Equador

Ano de Projeto: 2011
Fotografias: , Raed Gindeya Muñoz, Cortesia de Jose Maria Saez & Daniel Moreno

Sobre este escritório
José María Sáez, Daniel Moreno Flores
Escritório
Cita: Victor Delaqua. "Casa Los Algarrobos / José María Sáez + Daniel Moreno Flores" 07 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/79184/casa-los-algarrobos-jose-maria-saez-mais-daniel-moreno-flores> ISSN 0719-8906