O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Feliz Aniversário Zaha Hadid!

Feliz Aniversário Zaha Hadid!

Feliz Aniversário Zaha Hadid!
Feliz Aniversário Zaha Hadid!, © Simone Cecchetti
© Simone Cecchetti

Zaha Hadid faz 62 anos hoje, e a Dama tem muito a celebrar!

Desde que ganhou o Premio Pritzker em 2004, a carreira de Zaha Hadid, a primeira mulher consagrada pelo prêmio, teve uma trajetória exponencial. Antes do prêmio, Hadid era mais conhecida pelos seus extraordinários esboços-pinturas de obras não construídas, particularmente pelo projeto vencedor do concurso “The Peak” em 1982 e pela Cardiff Bay Opera House em 1994.

As formas projetadas por Zaha eram tão revolucionárias, que muitos questionavam se poderiam ser realmente construídas – por essas supostas “incertezas” a Opera House foi finalmente rejeitada. De fato, antes de 1994, o único projeto construído pela arquiteta foi o desconstrutivista Corpo de Bombeiros de Vitra.

© Hufton + Crow

Como diz o ditado, “quem ri por último ri melhor”, Zaha é certamente quem dá a última gargalhada. Seus 2 prêmios Stirling consecutivos, pelo Museu MAXXI em 2010 e pela Evelyn Grace Academy em 2011, são apenas a ponta do iceberg. Nos últimos três anos, a arquiteta teve uma série de projetos aclamados pela crítica, incluindo: Casa de Ópera Guangzhou de 2010 (segundo Jonathan Glancey do The Guardian, um descendente direto da Casa de Ópera Cardiff Bay); o Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, certamente um dos ” projetos-estrela” dos Jogos Olímpicos de Londres 2012; o Museu Riverside, vencedor do European Museum Academy Micheletti Award 2012 e, o recém terminado Galaxy Soho, em Pequim.

© Iwan Baan

E há muito mais em caminho. O site do escritório Zaha Hadid Architects mostra 18 projetos atualmente em construção, incluindo o Centro de Estudos e Pesquisa King Abdullah (KASRC) na Arábia Saudita e o Banco Central do Iraque, seu primeiro projeto em seu país de origem.

Em março deste ano Zaha esteve no Brasil, no evento Arq. Futuro do Rio de Janeiro, junto ao arquiteto japonês Shigeru Ban.

 

Sobre este autor
Vanessa Quirk
Autor
Cita: Vanessa Quirk. "Feliz Aniversário Zaha Hadid!" 31 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/78421/feliz-aniversario-zaha-hadid> ISSN 0719-8906