Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 / Zaha Hadid Architects

Conceito de projeto

O conceito arquitetônico do Centro Aquático de Londres é inspirado pelas geometrias fluídas da água em movimento, criando espaços e um ambiente ao redor que refletem as paisagens da orla do Parque Olímpico.

Render © Zaha Hadid Architects

Uma cobertura ondulada eleva-se a partir do solo como uma onda – enclausurando as piscinas do Centro com um gesto unificador de fluidez, enquanto também descrevendo o volume das piscinas de natação e de mergulho.

© Hufton + Crow

O Centro Aquático é desenhado com uma flexibilidade inerente para acomodar 17.500 espectadores para os Jogos de 2012 em Londres no modo “olímpico” enquanto proporciona uma ótima capacidade de 2000 lugares para o uso após os Jogos.

© Hufton + Crow

Contexto do terreno

O Centro Aquático está dentro do Planejamento do Parque Olímpico. Posiciona ao sul do limite leste do parque com proximidade direta com Stratfors, um novo acesso de pedestres para o Parque Olímipico através a ponte leste-oeste (chamada de Stratford City Bridge) que passa diretamente sobre o Centro como uma entrada primária do Parque. Várias pontes menores de pedestres conectarão o local ao Parque Olímpico sobre o canal existente.

© Hélène Binet

O Centro Aquático direcionar os espaços públicos principais implícitos dentro do Parque Olímpico e as estratégias de planejamento urbano de Startford: a conexão leste-oeste da Stratford City Bridge e a continuação do Parque Olímpico ao longo do canal.

© Hélène Binet

Disposição

O Centro Aquático é planejado em um eixo ortogonal que é perpendicular à Stratford City Bridge. Todas as três piscinas são alinhadas a este eixo. A piscina de treinamento está localizada sob a ponte e as piscinas de competição e mergulho estão posicionadas dentro de um grande hall fechado por uma cobertura. A estratégia geral é enquadrar a base do hall das piscinas como um pódio conectado à Stratford City Bridge.

© Hufton + Crow

Este elemento como um pódio contém uma variedade de programas diferenciados e celulares inseridos em um único volume arquitetônico que é visto totalmente assimilado com a ponte. O pódio emerge da ponte em cascata ao redor do hall das piscinas para o nível inferior do canal.

© Hufton + Crow

O hall das piscinas é expresso acima do pódio por uma grande cobertura que se curva ao longo do mesmo eixo das piscinas. Sua forma é gerada pela linha de visão dos 17.500 espectadores em seu modo olímpico.

Render © Zaha Hadid Architect

A geometria de dupla curvatura foi usada para criar uma estrutura em arco parabólico que proporciona a característica singular da cobertura. Esta ondula para diferenciar os volumes de competição dos volumes da piscina de mergulho.

© Hufton + Crow

Projetando-se além do envelope do hall das piscinas, a cobertura se estende para as áreas externas e para a entrada principal na ponte que será o acesso primário para o centro após os Jogos.

© Hufton + Crow

Estruturalmente, a cobertura é fixada ao solo nas três primeiras posições com a abertura entre a cobertura e o pódio utilizada para assentos adicionais para o público durante os Jogos Olímpicos, e então fechada com vidro na fachada para uso após o evento.

© Hufton + Crow

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Zaha Hadid Architects
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: Esportivo
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Londres, Reino Unido
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Zaha Hadid Architects
  2. Equipe de projeto: Alex Bilton, Alex Marcoulides, Barbara Bochnak, Carlos Garijo, Clay Shorthall, Ertu Erbay, George King, Giorgia Cannici, Hannes Schafelner, Hee Seung Lee, Kasia Townend, Nannette Jackowski, Nicolas Gdalewitch, Seth Handley, Thomas Soo, Tom Locke, Torsten Broeder, Tristan Job, Yamac Korfali, Yeena Yoon

 

 

Informação Complementar:

  1. Empreiteiro principal: Belfour Beatty
  1. Cliente: Autoridade do Comitê dos Jogos Olímpicos
  2. Fotografias: Hélène Binet, Hufton + Crow
  3. Área de projeto: 15.950m² (legado), 21.897m² (olímpica)

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 / Zaha Hadid Architects" 06 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-36372/centro-aquatico-dos-jogos-olimpicos-de-londres-2012-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.