O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Bienal de Veneza 2012: Cinco Arquitetos Norte-Americanos / Kenneth Frampton

Bienal de Veneza 2012: Cinco Arquitetos Norte-Americanos / Kenneth Frampton

Bienal de Veneza 2012: Cinco Arquitetos Norte-Americanos / Kenneth Frampton
Bienal de Veneza 2012: Cinco Arquitetos Norte-Americanos / Kenneth Frampton , © Nico Saieh
© Nico Saieh

Há quase dois anos, em 13 de novembro de 2010, tive a oportunidade de assistir a um seminário muito especial para celebrar o aniversário de 80 anos de Kenneth Frampton em GSAPP Columbia. Durante esse dia intenso, cinco norte-americanos apresentaram o seu trabalho seguido de um debate interessante: Rick Joy Architects, Stanley Saitowitz / Natoma Archotects, Patkau Architects, Steven Holl, e Shim Sutcliffe Architects.

© Nico Saieh

Para a 13 ª Bienal de Veneza, Kenneth Frampton foi convidado a ter sua exposição no Arsenale, onde as obras destes cinco escritórios foram apresentadas em uma série de vídeos, em uma instalação simples projetado por Steven Holl.

Enquanto não temos os vídeos exibidos durante a Bienal, apresentamos-lhe o vídeo completo do seminário (quase 6 horas), disponibilizado on-line pelo GSAPP.

Para mais informações sobre vídeos a respeito dos “Five North American Architects as a Common Ground” mostrados na Bienal, assista:

A celebração 2010 foi como a maioria dos eventos educacionais que se estendem ao longo de um dia: café, boas-vindas dadas pelo reitor, introdução, apresentação, discussão, recepção. O primeiro e último, obviamente, não se aplicam, mas o livro omite as boas-vindas de Dean Mark Wigley e a discussão após a apresentação, que inclui introdução de Frampton e apresentação dos arquitetos, estruturado no livro, na mesma ordem do evento. Este último aspecto, basicamente, torna o livro um registro do evento. No entanto, a este respeito, a omissão da discussão é mais infeliz. Eu não participei do evento, por isso não posso dizer com certeza que foi uma discussão que deu frutos, mas que teria sido o único lugar para observações extras. Em vez disso, são tratados com instruções preparadas e fotos brilhantes da arquitetura reconhecidamente notável.

© Nico Saieh

Esta exposição apresenta o trabalho de cinco arquitetos norte-americanos cujos trabalhos são unidos por valores tectônicos e uma preocupação com o material, com a arte, o espaço e a luz. Os escritórios – Rick Joy Architects, Stanley Saitowitz / Natoma Architects, Patkau Architects, Steven Holl, e Shim Sutcliffe Architects – também expuseram deram atenção para o caráter topográfico do local e compartilharam uma propensão para a invenção tipológica. Tais preocupações representam um “terreno comum” de sua abordagem de arquitetura, um terreno que tem evoluído ao longo do tempo.

© Nico Saieh

Cada categoria é concebida como um comparativo, “seção” cronológica, através do desenvolvimento de cada uma dos cinco escritórios. A hipótese é que cada um dos atributos fique emparelhado para uma interação diádica em que a topografia é modificada através do choque de tipo e vice-versa; o material é expresso através de embarcações e do espaço e é ativado pela luz. A intenção é de permitir que o visitante compare a forma como estes escritórios – três dos EUA e duas do Canadá – evoluíram em termos de cada um destes atributos arquitetônicos. Em cada tela plana, seis imagens dos projetos selecionados são exibidas em ordem cronológica mostrando o nome, local do mundo e data de sua realização.

Cita: David Basulto. "Bienal de Veneza 2012: Cinco Arquitetos Norte-Americanos / Kenneth Frampton " 24 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/77337/bienal-de-veneza-2012-cinco-arquitetos-norte-americanos-kenneth-frampton> ISSN 0719-8906