O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Escada Residencial / .PSLAB

Escada Residencial / .PSLAB

Escada Residencial / .PSLAB
Escada Residencial / .PSLAB, © Cortesi de .PSLAB
© Cortesi de .PSLAB

A escada, projetada por Bernard Khoury, para uma residência em Beirute, tinha o objetivo de dar destaque às suas características formais distintas no espaço, oferecendo uma inspiração interessante para o projeto. Para a iluminação, buscou-se criar um conceito que não apenas espelharia essas características, mas que também complementasse sua estrutura. As dificuldades encontradas não vieram do espaço, mas a partir do próprio aparelho de iluminação que exigia um tratamento especial para transformar o conceito em realidade.

© Cortesi de .PSLAB

A escada localiza-se em um espaço retangular, com um revestimento em madeira nos tetos, pisos e paredes, e possui uma forma circular e altura de pé direito duplo. Uma inserção imponente foi feita na forma de um dispositivo de fixação no forro, com elementos similares aos da escada. A instalação da iluminação pende de uma placa de apoio parcialmente rebaixada com perfis extrudados, que servem para definir firmemente os montantes verticais. Estes montantes variam em comprimento, dando a impressão de ser uma estrutura ascendente.

© Cortesi de .PSLAB

Os montantes são equipados nas suas extremidades com extensores em forma de braços retangulares de dimensões iguais. Estes extensores abrigam a lâmpada em seus interiores, atingindo o centro de cada degrau e dando a impressão de que o equipamento segue a escada. Seu núcleo está representado na instalação da iluminação definida acima, com os canais posicionados de forma a criar um núcleo paralelo ao da escadaria. O resultado é uma luminária em grande escala com distintas características arquitetônicas que espelham e complementam o projeto.

© Cortesi de .PSLAB

Os canais são revestidos com chapas de aço para executar os braços extensores. O equipamento, revestido com um acabamento branco, para coincidir com a sensação do espaço, é o reflexo do trabalho manual e habilidades de fabricação em cada trabalho do escritório. O resultado final obtido é consequência direto do diálogo aberto entre. PSLAB e Bernard Khoury e um reflexo da abordagem da construção feita sob medida. Esta conversa estabelecida permitiu uma boa colaboração e levou o arquiteto a colocar a sua confiança no escritório. PSLAB para criar uma resposta de iluminação que seria coerente com a sua visão para o espaço.

Planta e Corte

O acessório de iluminação resultante, com características similares à arquitetura proposta, é um paralelo da estrutura da escada e responde bem às demandas do espaço. Engloba tanto as características decorativas e técnicas, evidenciando o bom trabalho realizado.

 

Cita: Eduardo Souza. "Escada Residencial / .PSLAB" 20 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/76835/escada-residencial-pslab> ISSN 0719-8906