O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa H24 / R-ZERO Arquitectos

Casa H24 / R-ZERO Arquitectos

Casa H24 / R-ZERO Arquitectos
Casa H24 / R-ZERO Arquitectos, © Aki Itami
© Aki Itami

Ao sul da Cidade do México, em um loteamento irregular que somente oferece alguns metros lineares de fachada, resolve-se esta habitação unifamiliar que diante da carência de contato com seu entorno, cria seu próprio contexto, desenvolvendo-se ao redor de uma paisagem criada por si mesma.

© Aki Itami

Uma diminuição sucessiva de escalas de hierarquiza o caráter dos espaços interiores, começando pelo acesso através de um pátio de pé direito triplo, revestido de vidro e blocos de cimento que demarcam o céu como uma paisagem superior. À noite, essa paisagem é reproduzida nas paredes das escadas principais com um jogo de luzes que relembra uma constelação.

© Aki Itami

O acesso às áreas públicas se dá através de um espaço de pé direito duplo no qual, de imediato, se assimila a sensação de leveza e transparência que predomina na casa. O contraste entre elementos sólidos carregados de textura e a absoluta transparência oferece uma leitura muito clara do funcionamento da residência.

© Aki Itami

É assim que a localização das áreas de serviço, circulação e espaços de convivência são detectadas facilmente pelo usuário. As áreas semi-públicas e privadas adquirem uma escala mais íntima, e como o resto da casa, são inundadas pela luz natural.

Através da simplicidade formal dos espaços construídos, a arquitetura cede o protagonismo do projeto ao cenário principal das atividades do cliente: o jardim.

Planta 01

O uso de materiais aparentes (blocos de cimento, aço, madeira, vidro e concreto na fachada) vincula o edifício com seu contexto natural, dotando de personalidade esta arquitetura –o container de espaços-, que por sua vez serve como container do espaço exterior. Vista do jardim, a transparência das fachadas interiores desnuda a atividade que acontece dentro da residência, apagando os limites entre o interior e o exterior, unificando integramente o construído com o não-construído.

Corte

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos: R-ZERO Arquitectos
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Cidade do México, México
  • Implantação no terreno: Adossado à 1 divisa

Equipe:

  1. Equipe: Edgar Velasco Casillas, Alejandro Zarate de la Torre, Gilberto Muñoz +, Isaac Guzmán Ramírez, Pablo Serrano (Serrano-Monjarraz).

Sobre este escritório
R-ZERO Arquitectos
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Casa H24 / R-ZERO Arquitectos" 18 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/76505/casa-h24-r-zero-arquitectos> ISSN 0719-8906