O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Filial do BTV em Innsbruck / Rainer Köberl

Filial do BTV em Innsbruck / Rainer Köberl

Filial do BTV em Innsbruck / Rainer Köberl
Filial do BTV em Innsbruck / Rainer Köberl, © Lucas Shaller
© Lucas Shaller

© Lucas Shaller

Quadrados pretos e brancos cobrem o edifício com um padrão regular que pode remeter a um tabuleiro de xadrez, mas que também tem algo das montanhas brancas que cercam a cidade de Innsbruck.

© Lucas Shaller

O edifício está situado em uma rua com muito trânsito de automóveis e pedestres. Grandes supermercados, lojas, escolas, edifícios residenciais e comerciais o rodeiam. O Banco Vier Länder Bank, conhecido como BTV, necessitava de um novo edifício para sua filial em Mitterweg e, para isso, convidou equipes para um concurso de projetos.

© Lucas Shaller

O aspecto mais marcante deste edifício é seu teto alto, que foi um pedido do cliente para o edifico ter a maior altura possível. Como um tabuleiro de xadrez, a pele exterior é composta por quadrados de concreto alternados com perfurações de igual tamanho.

© Lucas Shaller

Atrás da pele exterior, a estrutura de concreto se estreita até a parte superior, formando uma pirâmide escalonada. Um terraço de 60 centímetros de largura está localizado entre a pele de vidro e a pele exterior da fachada. Junto a este terraço existem suportes de aço que, por sua vez, sustentam os painéis de concreto da pele.

© Lucas Shaller

A partir do exterior, o edifício não proporciona praticamente nenhuma vista para o interior. No entanto, de dentro é possível, através da pele, filtrar as vistas para os edifícios vizinhos e para a paisagem montanhosa.

© Lucas Shaller

Um muro de concreto cresce gradualmente até a entrada da garagem, envolvendo o edifício. Janelas arredondadas neste muro oferecem pontos de vista a partir da parte mais pública do banco. O restante da parede protege os escritórios de vistas diretas, mas, por estarem a certa distância, permitem a entrada de luz natural no interior, gerando um pequeno pátio com vegetação.

Corte 01

Na planta baixa se encontram os escritórios dos funcionários, a recepção e a área de auto-atendimento. Acima estão as salas de reunião e um pequeno terraço.

Planta 01

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Rainer Köberl
  2. Arquiteto Encarregado: Rainer Köberl

Sobre este escritório
Rainer Köberl
Escritório
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Filial do BTV em Innsbruck / Rainer Köberl" 17 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/76223/filial-do-btv-em-innsbruck-rainer-koberl> ISSN 0719-8906