O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Proposta OPPTA Petrópolis: Territórios Acordes

Proposta OPPTA Petrópolis: Territórios Acordes

Proposta OPPTA Petrópolis: Territórios Acordes
Proposta OPPTA Petrópolis: Territórios Acordes, Cortesia dos autores
Cortesia dos autores

 

O concurso OPPTA trabalha com diversas paisagens e territórios da América Latina. O projeto a seguir está localizado na área de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, onde a necessidade de habitação tem resultado em uma ocupação não planejada do território, caracterizada por assentamentos de caráter espontâneo. Esta situação tem como consequência direta a degradação progressiva do meio ambiente, o que cria condições de alto risco para diversos setores da população residente. O projeto pretende reestabelecer o equilíbrio entre o meio ambiente e o tecido residencial, resgatando a identidade territorial e paisagística, garantindo uma habitabilidade adequada para a população.

Cortesia dos autores

A configuração territorial de Petrópolis se desenvolve ao longo da margem do rio Santo Antônio, o qual é delimitado pela marcante topografia, criando bolsões ao longo do rio, associados a afluentes que desaguam no mesmo.

Cortesia dos autores

Foi proposta uma estratégia que pode ser aplicada nas diferentes situações identificadas por meio de fases que pretendem alcançar objetivos plausíveis em curto prazo e que têm como meta fundamental a compactação e a melhoria do tecido residencial em zonas consolidadas livres de risco e tratamento da margem urbana por meio da reciclagem paisagística em dois dos cenários típicos que são derivados da configuração geofísica do território – áreas de inundações causadas pelo transbordamento do rio Santo Antônio e áreas de encostas instáveis.

Cortesia dos autores

Para a consolidação e a melhoria da densidade do tecido residencial, desenvolveu-se uma nova morfologia urbana composta pelo agrupamento de um conjunto de lotes com moradias existentes isoladas e por novas casas, tornando-se uma “micro-comunidade” que compartilha um jardim em seu interior.

Cortesia dos autores

Entre a residência pré-existente e a nova se cria um acordo de que ambas serão beneficiadas. A nova casa respeita a identidade tipológica da existente, sobrepondo-se ao mesmo tempo em que deixa um espaço para que a existente possa se expandir horizontal e verticalmente. Além disso, a intervenção promove o abastecimento de água para a situação presente e ainda se beneficia de uma posição estratégica em meio ao tecido urbano e das instalações públicas existentes.

Cortesia dos autores

A nova residência apresenta-se como suporte material, energético e espacialmente flexível para a situação beneficiada. Para isto, foi uma forma variável por meio de uma unidade de origem de habitação, capaz de se expandir vertical ou horizontalmente dentro de uma matriz tridimensional.

Cortesia dos autores

As tipologias destas unidades de origem consistem basicamente em um ou dois núcleos verticais ou horizontais que são dotados de uma escada de unir ou dividir uma unidade em duas propriedades, uma cozinha, um banheiro e um tanque de água.

Cortesia dos autores

O modelo da unidade de origem permite o desenvolvimento de uma moradia progressiva e reversível com o passar do tempo, adaptável aos modos de habitar de seus proprietários e configurável através de acordos comunitários.

Cortesia dos autores

O processo construtivo promove a elaboração de técnicas e sistemas construtivos produzidos prioritariamente com recursos energéticos, materiais e subprodutos locais que podem ser trabalhados através de processos de socialização tecnológica, difundindo os conhecimentos técnicos em benefício da adaptação local em programas de moradias autoconstruídas e de autogestão.

Cortesia dos autores

Sobre este autor
Fernanda Britto
Autor
Cita: Fernanda Britto. "Proposta OPPTA Petrópolis: Territórios Acordes" 04 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/73749/proposta-oppta-petropolis-territorios-acordes> ISSN 0719-8906