O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Brasil
  5. Vazio S/A
  6. 2008
  7. Montevideu 285 / Vazio S/A

Montevideu 285 / Vazio S/A

  • 08:00 - 25 Novembro, 2011
  • Traduzido por Soledad Sambiasi
Montevideu 285 / Vazio S/A
Montevideu 285 / Vazio S/A, © Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

© Vazio S/A © Vazio S/A © Vazio S/A © Vazio S/A + 40

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Montevideu 285 faz referências ao pé-direito das casas coloniais, traz com ele as sacadas das casas das cidades barrocas (presente no apto 501) e busca no passado elementos arquitetônicos que pudessem melhorar a qualidade dos produtos hoje oferecidos no mercado imobiliário local, de uma mesmice nauseabunda.

Detalhe Planta Pavimentos 6 e 7 Cortes Corte + 40

Todos os quartos de permanência prolongada (sala de estar, sala de jantar e quartos) estão voltados para o sol da manhã e são protegidos por grades metálicas que funcionam como amortecedores de luz e como elementos para proporcionar privacidade vis-à-vis os vizinhos próximos. Cozinha e banheiros (cômodos de permanência breve) estão no lado oeste – ainda que um bloco vizinho os proteja do sol consideravelmente.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Montevidéu 285 é um paralelepípedo como uma conseqüência do envelope determinado pelas estritas normas de construção da Lei de Uso e Ocupação do Solo local. Um apartamento tem planta maior (501), com um balanço de 3 metros em direção ao único lado sem restrições quanto aos afastamentos laterais (os fundos).

Em corte, o projeto explora a altura máxima permitida pela Lei e gera pés-direitos diferenciados, com três degraus dividindo a sala de estar da sala de jantar que lembram os espaços internos de uma casa e o balanço, o que acentua as diferenças do apto 501 (janelas maiores, pé-direito maior, suíte maior, sacada de 40 metros lineares, etc).

© Vazio S/A
© Vazio S/A

A fachada cinza tem jardineiras-caixas com tubos de drenagem brancos que marcam toda a fachada leste; sendo que as grades metálicas também funcionam como suporte para o crescimento das russélias (Equisetiformis russelia).

A planta de três quartos é convencional e pode atender a uma família tradicional.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti
© Eduardo Eckenfels
© Eduardo Eckenfels

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Montevideu 285 / Vazio S/A" [285 Montevideo / Vazio S/A] 25 Nov 2011. ArchDaily Brasil. (Trad. Sambiasi, Soledad) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/7371/montevideu-285-vazio-s-a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.