O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Inaugura o Novo Departamento de Arte Islâmica no Museu do Louvre / França

Inaugura o Novo Departamento de Arte Islâmica no Museu do Louvre / França

Inaugura o Novo Departamento de Arte Islâmica no Museu do Louvre / França
Inaugura o Novo Departamento de Arte Islâmica no Museu do Louvre / França, Departamento de Arte Islâmica no Louvre © Raffaele Cipolletta. Cortesia Mario Bellini Architect (s)
Departamento de Arte Islâmica no Louvre © Raffaele Cipolletta. Cortesia Mario Bellini Architect (s)

Vinte e quatro anos após a inauguração da pirâmide de vidro de I.M. Pei, o Musée du Louvre apresentou a sua segunda peça de arquitetura contemporânea no dia 22 de setembro ao público.

O novo Departamento de Arte Islâmica é projetado pelo arquiteto milanês Mario Bellini e seu colega francês Rudy Ricciotti, que ganhou a comissão através de um concurso internacional em 2005. Semelhante a IM Pei, a dupla criou uma iluminação natural, espaço da galeria subterrânea sob um telhado de vidro ondulado, dentro do pátio histórico da Cour Visconti.

Departamento de Arte Islâmica no Louvre © Philippe Ruault. Cortesia Musée du Louvre

Escavado a uma profundidade de 12 metros, os 2800 m² da galeria em plano aberto se tornará a nova casa da prestigiosa coleção do Louvre de Arte Islâmica. O nível inferior da galeria e sua escultórica escada são compostos de um concreto especial preto encerado, proporcionando um forte contraste com o telhado de vidro aparentemente flutuante e as paredes do perímetro quase invisíveis de vidro.

Um dos grandes desafios do projeto foi criar uma adição contemporânea que poderia respeitosamente coexistir com as fachadas circundantes do existente, do século 18, Cour Visconti.

Mario Bellini visitando o Departamento de Arte Islâmica, Louvre © cortesia arquiteto Mario Bellini (s)

Bellini descreve, “A solução foi um foulard que ondula como se estivesse suspenso no espaço pelo vento, quase tocando o chão do pátio em um ponto, mas sem onerar totalmente ou contaminar as fachadas históricas.”

Ele argumenta ainda: “Obviamente, há referências a tapetes voadores, véus islâmicos ou música arábica. Simplesmente um respeito profundo para a coleção islâmica, combinada com um conhecimento pessoal (adquirida durante o curso de numerosas viagens) de seu contexto geográfico e cultural”.

Clique nesta imagem para fazer um tour 3D.

O “véu enorme” é construído em uma rede de forma livre de 8.000 tubos de aço e vidro duplo isolante, envolta numa malha de alumínio ouro e prata. Painéis triangulares formam uma colmeia em alumínio polido e também são integrados à estrutura flutuante para refratar as imagens externas e luz difusa.

O telhado pesa um total de 120 toneladas, com uma espessura variando de 20 centímetros a 1,50 metros e uma altura máxima de 8 metros. É apoiado por oito pilares “retos” e “ligeiramente inclinados” que acentuam a sensação de leveza.

 

Clique aqui para fazer um tour 3D

Saiba mais no site oficial do Louvre.

 

 

Sobre este autor
Victor Delaqua
Autor
Cita: Victor Delaqua. "Inaugura o Novo Departamento de Arte Islâmica no Museu do Louvre / França" 28 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/72718/inaugura-o-novo-departamento-de-arte-islamica-no-museu-do-louvre-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.