O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Tecnologia e Arquitetura: Expansão da Comunicação com o Graphisoft BIMx

Tecnologia e Arquitetura: Expansão da Comunicação com o Graphisoft BIMx

Tecnologia e Arquitetura: Expansão da Comunicação com o Graphisoft BIMx
Tecnologia e Arquitetura:  Expansão da Comunicação com o Graphisoft BIMx , Cortesia de Graphisoft
Cortesia de Graphisoft

 

Então, exatamente o que é BIMx e como pode ser usado? Graphisoft BIMx é uma ferramenta interativa de apresentação 3D que permite que todos os profissionais envolvidos em um projeto tenham acesso ao modelo, sem a necessidade de qualquer habilidade especializada em BIMx. O BIMx é uma virada de jogo que permite a inovação com os tipos de modelos criados e a apresentação destes.

Em 2009, Graphisoft lançou o Vitural Building Explorer (VBE) para o ArchiCAD 12. O motor central para o software foi desenvolvido por Zematt Virtual Reality Software, que posteriormente foi comprara pela Graphisoft em 2010. Para o lançamento do ArchiCAD 15 em 2011, VBE foi rebatizado como Building Information Model Explorer (BIMx). E foi aí que as coisas ficaram realmente interessantes. Orginalmente, um software de visualização para PC e MAC, BIMX agora também está disponível para dispositivos IOS e Android. Enquanto, o add-on para ArchiCAD é necessário para a produção de modelos BIMx deva ser adquirido, o software para os dispositivos móveis é gratuito (você pode baixa-lo na Mac App Store ou Google Play Store). Visualizar os modelos em um PC ou em um MAC é necessário ou um visualizador livre de desktop, ou um executor .exe, ou um arquivo .app.

Cortesia de Graphisoft

A diferença entre BIMx e um tradicional visualizador 3D (como 3D PDF por exemplo) é rapidamente visível após apenas alguns minutos de uso. Não limitado a um simples orbit e pan, BIMx permite uma navegação semelhante a um FPS-now com boa definição e navegação 3D. Isso significa que não só você está andando através do modelo com a força da gravidade, mas também que não se pode atravessar elementos sólidos, como paredes, corrimões, etc. As ferramentas Orbit e point and clik de navegação também estão disponíveis. Múltiplas opções de sombreamento e configurações estereoscópicas em 3D permitem várias formas de visualização do projeto. Na visualização em PC ou MAC também é possível que sejam tiradas medidas básicas do modelo. Com os mais novos visualizadores do modelo (em qualquer dispositivo compatível) pode se recuperar os dados do modelo. Por exemplo, dados sobre a altura do teto, as etiquetas de identificação de uma janela, a área de superfície de um material de revestimento, a espessura de uma parede, etc, podem ser acessados. Embora, agora, os dados recuperáveis pareçam limitados (já que uma vez que temos uma parte de informação, sempre desejamos mais), é extremamente libertador poder consultar o modelo. Uma vez que os usuários tenham uma amostra do que é checar a informação de uma porta, ou cadeira, ver um modelo sem essa possibilidade será pouco. Para obter a máxima utilidade da informação disponível será preciso um pequeno planejamento e premeditação; bem como a maioria das opções associadas ao BIM requer um leve ajuste para o seu fluxo padrão de trabalho. Por exemplo, a habilidade de obter elementos de identificação no BIMx é extremamente útil, se o ArchiCAD original foi criado com uma convecção proposital de nomenclatura para essas identificações.

Olhar para cada tipo de usuário destaca as oportunidades do BIMx.

Cliente usual: Enquanto projetos ortográficos são facilmente lidos por qualquer praticante AEC, muitas vezes falta aos clientes um olhar mais experiente para entender plantas, cortes e elevações, especialmente conforme a complexidade da informação aumenta. E com programas BIM torna-se cada vez mais fácil projetar espaços mais complexos e preencher a documentação com informações adicionais. Ser capaz de praticamente atravessar o edifício em um monitor de tela plana em uma sala de conferencias é muito bom. Virando os controles para os clientes, para que ele possa explorar o projeto com seu ritmo e focar em locais que ache interessante é ainda melhor. Além disso, o refinamento do modelo BIMx pode variar dependendo do estágio do projeto. Enquanto o modelo BIMx pode ser polido, trajetórias podem ser preparadas e compartilhadas assim que os elementos 3D forem criados. Os clientes podem navegar virtualmente por espaços esquemáticos, enquanto o arquiteto descreve sua visão muito parecida com o que, mais tarde, irão experimentar ao andar fisicamente através do canteiro de obras. O 3rd Maze na Graphisoft’s BIM Competition, de outubro do ano passado, é um bom exemplo de um desses modelos não-tradicionais.

Cortesia de Graphisoft

Clientes potenciais: Os modelos BIMx tornam mais fácil para que os clientes em potencial entendam o trabalho do arquiteto. Tal como acontece com os clientes atuais, um arquiteto pode sentar em uma sala com eles e explorar os modelos juntos. Convidar os clientes para um passeio através de projetos construídos (o que não é sempre acessível) é uma ótima forma de ajudar os clientes a explorar mais do que fotos estáticas e desenhos do portfolio de um arquiteto. Além disso, links podem ser fornecidos no site do escritório para o download de modelos, que podem ser públicos, escondidos ou privados via o BIMx Community ou o BIMx Premium Account. Visitantes do website podem, não só ver imagens e ler textos, mas também explorar eles mesmos o trabalho, na sua privacidade e conforto. Além dos links para download, escritórios continuam inovando com arquivos BIMx. Um escritório põe o modelo BIMx em um drive USB, o decoram com seu logotipo, e este driver pode ser parte da publicidade da empresa.

Empreiteiros e Arquitetos longe de suas mesas: Quando for necessário o envio de documentos para uma licitação, um link para o modelo BIMx pode ser fornecido. O modelo, como um complemento aos desenhos, fornece um contexto adicional para os promotores da licitação. Materiais, espaços e o contexto podem ser melhor entendidos. Muitos escritórios têm feito experiências com códigos QR em canteiros de obras, eliminando a necessidade de um link separado para ser enviado. Usando um leitor QR tanto em dispositivos Android ou IOS, o arquivo BIMx pode ser baixado e visto diretamente, seja no escritório ou no canteiro. Alguns dos códigos QR levam, não ao modelo total do edifício, mas também partes com um maior detalhamento: uma cozinha, uma suíte, ou até uma complexa intersecção estrutural totalmente detalhada. Códigos QR linkados a modelos BIMx em um conjunto de documentos torna-se um ótimo suplemento aos detalhes tradicionais. Além do canteiro de obras, modelos BIMx carregados em tablets são ótimos dispositivos em zonas de reunião.

Gestão: Como a tecnologia vem progredindo e evoluindo a passos cada vez mais rápidos, aqueles que não estão acostumados podem se perder e se sentirem sobrecarregados com todas as ferramentas digitais que temos hoje. Vinte ou trinta anos atrás qualquer arquiteto, independente de sua posição no escritório, podia virar uma noite para ajudar a finalizar os desenhos. Atualmente, já não é tão fácil, já que muitos membros da equipe sênior são incapazes de ajudar na produção durante os tempos de aperto, e muitas vezes lutam para utilizar as ferramentas básicas dos diferentes softwares. O BIMx ajuda a preencher essa lacuna. Fácil de usar, com controles intuitivos, qualquer um pode rapidamente começar a explorar os modelos na plataforma em que lhe for mais confortável. E esta plataforma está rapidamente tornando-se os dispositivos móveis, como o iPad ou outros tablets, ou até smartphones. Com o BIMx, colegas de trabalho menos experientes tecnologicamente podem navegar pelo modelo em qualquer reunião.

Seus pais: Esta é talvez a minha categoria favorita de usuários do BIMx. Os pais normalmente não estão próximos do trabalho que fazemos. Se você é como eu, você passou anos compartilhando desenhos, maquetes físicas, renders, fotos e maquetes eletrônicas. Mas como um cliente comum, os pais nem sempre entendem os clássicos métodos de representação; existe uma desconexão entre a leitura de um arquiteto e a leitura deles. Pela primeira vez, mandei para meus pais um link de um modelo BIMx, e tudo mudou. Mais perguntas foram feitas. Mais tempo foi gasto olhando e discutindo sobre as qualidades do projeto. Foi dado mais tempo para discutirmos o que faço para viver.

 

Para mais informações sobre o BIMx, visite a página ArchiCADwiki e a página oficial do produto.

Sobre o autor: Jared Banks, arquiteto e escritor com sede em Minnesota. Você pode ler mais sobre ArchiCAD e o BIM nas páginas: www.shoegnome.com e http://blog.graphisoftus.com/

 

 

 

Sobre este autor
Marina de Holanda
Autor
Cita: Marina de Holanda. "Tecnologia e Arquitetura: Expansão da Comunicação com o Graphisoft BIMx " 04 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/68914/tecnologia-e-arquitetura-expansao-da-comunicacao-com-o-graphisoft-bimx> ISSN 0719-8906